Cotidiano

Panorama regional do dia 17 de maio de 2018

Cobrança de dívidas

Nesta quinta-feira, das 19h30 às 21h30, a Acipa (Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Palotina) sedia importante palestra que abordará a cobrança de dívidas e seus aspectos legais. O conteúdo programático da palestra prevê a abordagem dos seguintes assuntos: formas de cobrar; perfil do cobrador; prazo para prescrição de dívida; segurança na hora de cobrar; cobrança abusiva; cobrança eficiente; inadimplência; procedimentos judiciais e extrajudiciais. O evento será no auditório da Acipa, gratuito aos associados. Informações: (44) 3649-5855 e 99957-0094.

Expovir

A cidade de Virmond, no centro-oeste paranaense, vive nesta semana um momento histórico com a realização da 2ª Expovir. No evento estão confirmadas caravanas de 20 cidades da região, incluindo da Cantuquiriguaçu, de Cascavel, Guarapuava, Boa Ventura de São Roque, Laranjal e Santa Maria. Também grupos de acadêmicos de diversas universidades.

Programação

A feira terá início nesta quinta-feira com missa, ato cívico e abertura da feira de exposição de animais e de agroindústrias. Amanhã pela manhã tem o 4º Encontro Turismo da Cantuquiriguaçu e simultaneamente palestras técnicas voltadas para o setor de turismo, agroindústrias, de caprinos e produção leiteira. O evento será no Centro de Eventos.

Olimpíadas rurais

A 2ª Expovir – Feira Agropecuária e Encontro de Criadores de Caprinos e Ovinos do Território da Cantuquiriguaçu marca um novo ciclo de desenvolvimento. No sábado tem ainda a 1ª Olimpíada Rural Municipal e Regional, que visa ao resgate histórico e à preservação da cultura do município de Virmond e região. É uma competição que, dentro de cada modalidade, resgata atividades voltadas ao campo desde os primeiros colonizadores. Como a tarefa diária de debulhar o milho na mão e moer na jorna, transformando na quirera.

Sustentabilidade

A Secretaria do Trabalho e Assistência Social de Maripá promoveu curso para as integrantes do Paif (Programa de Atenção Integral à Família) e do PBF (Programa Bolsa Família). Ao todo, 105 alunas aprenderam a confeccionar bolsas reutilizando calça jeans. A customização foi feita a partir da aplicação da técnica do patchwork. As peças confeccionadas estão em exposição no Paço Municipal durante esta semana.

O Segredo

De maneira lúdica e consciente, foi apresentado para todas as crianças da rede municipal de ensino de Tupãssi o espetáculo “O Segredo” do grupo Sou Arte de Campo Mourão. O espetáculo utiliza técnicas de circo, teatro e dança e procurou interpretar uma peça que tem como base o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e que trata sobre o direito de toda a criança ter uma vida com dignidade. A história relata a angústia de Rita, uma menina que é vítima de abuso sexual, mas mantém o caso em segredo. A situação faz com que deixe de lado toda a inocência de criança, tornando-se deprimida e angustiada. Através de sonhos, ela consegue desabafar com seus dois bonecos que como um passe de mágica ganham vida e a ajudam a dar um fim ao segredo.