Cotidiano

Panorama regional do dia 17 de julho de 2018

Inova Jovem

Você tem entre 18 e 29 anos e quer ter um negócio bem-sucedido? O Inova Jovem é oportunidade para transformar esse sonho em realidade. O programa oferece, pela primeira vez, o curso gratuito de empreendedorismo em Foz do Iguaçu. As inscrições estão abertas até 24 de julho e podem ser feitas no site do Inova Jovem (juventude.gov.br/inovajovem) e ainda na Agência do Trabalhador, na Rua Xavier da Silva, 834, Centro.

Prioridades

O programa seleciona prioritariamente jovens negros e residentes em comunidades de vulnerabilidade social. Os participantes devem ter uma ideia definida do negócio ou já ter uma iniciativa empreendedora em andamento. No primeiro dia de aula os participantes devem apresentar cópia do RG, CPF e comprovante de residência. As aulas vão de 30 de julho a 3 de agosto, num total de 30 horas.

Vídeo amador

Com o objetivo de disseminar a cultura empreendedora entre jovens adolescentes, a Acimacar (Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon) promove o concurso de vídeo amador com o tema “Empreendedorismo”. O concurso integra as ações programadas para os eixos de atuação em comemoração ao cinquentenário da entidade, neste caso, educacional. Quatorze escolas aderiram ao projeto direcionado aos alunos dos nonos anos, em uma somatória de aproximadamente 600 estudantes.

Produção

Para auxiliar na elaboração do vídeo, de 6 a 10 de agosto, as escolas trarão os jovens para uma visita técnica à Acimacar com o intuito de explanar o que é uma associação comercial e a importância dela na comunidade para auxiliar as empresas locais e fortalecer a classe. No encontro, os jovens também terão uma breve palestra sobre o tema empreendedorismo/associativismo.

Inscrições e premiação

Todos os alunos interessados em participar devem se inscrever de 10 de agosto a 20 de agosto na própria escola, onde também devem retirar o regulamento. O vídeo é livre para criação e pode conter animações, entrevistas, desenhos, dentre outros estilos, conforme regulamento. O concurso premiará os cinco melhores vídeos, que serão avaliados pela Comissão Organizadora dos 50 anos e o Cojem (Conselho do Jovem Empreendedor).

Confraternização

Com o intuito de resgatar os encontros da terceira idade, a Prefeitura de Quatro Pontes promove nesta quarta-feira (18) um almoço de confraternização no Sítio Borchert. A iniciativa também integra a meta da administração municipal referente à gestão humanizada. O presidente do Clube de Idosos Amigos de Quatro Pontes, Geraldo Kühler, explica que os idosos deverão levar pratos e talheres, além da salada. Haverá ônibus à disposição nos pontos de costume, sendo no centro de eventos, no Bar do Ricardinho e no clube de idosos, com saída às 10h30.

Disque Denúncia

O prefeito de São Miguel do Iguaçu, Claudio Dutra, e a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Serli dos Reis Dutra, fixaram no Paço Municipal a primeira placa do Disque Denúncia Nacional de Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes, o Disque 100. Nos próximos dias, todos os setores públicos receberão uma placa de divulgação da campanha, em cumprimento da Lei 2.940/2017, de indicação da vereadora Flávia Dartora. A placa visa facilitar a denúncia de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, por meio do disque 100 ou do telefone do Conselho Tutelar (45) 3565-3215.