Cotidiano

Panorama regional do dia 13 de setembro de 2018

Vacinação

Quatro Pontes superou a meta estipulada pelo Ministério da Saúde e atingiu 119,51%, número superior ao público-alvo (crianças de um a quatro anos, 11 meses e 29 dias) na Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo. O secretário de Saúde, Marco Antônio Wickert, agradece a colaboração da comunidade nesta iniciativa. “Superamos a expectativa. É mais uma campanha realizada com sucesso em prol das nossas crianças”.

Rodada de negócios

Nesta quinta-feira (13), das 14h às 18h, tem atividade de interação entre micros e pequenas empresas produtoras (como agroindústrias) ou distribuidoras de alimentos e bebidas com empresas compradoras desses produtos, como supermercados. Ao todo, 22 fornecedores foram selecionados em todo o Estado para apresentar produtos a 50 compradores da região. A rodada de negócios é na sede do Sebrae em Cascavel e abre circuito de eventos em todo o Paraná.

Capacitação

Estão abertas até esta sexta-feira (14) as inscrições para o curso de Gestão de Estoques na sede do Sebrae em Toledo na próxima semana, de 17 a 19 de setembro. A capacitação é indicada a empresários e gestores de micros e pequenas empresas do comércio varejista da cidade e municípios vizinhos. Informações: (45) 3277-4201.

Difença

De acordo com a consultora do Sebrae, Deborah Steiner Dias, a administração dos estoques em um pequeno negócio é importante para aumentar a competitividade da empresa. “O tema parece simples por fazer parte do cotidiano das empresas, mas é uma das áreas mais críticas do varejo. É a gestão de estoques que pode fazer a diferença entre obter lucro ou prejuízo no fim do mês”, alerta.

Culto ecumênico

Como forma de agradecer pelo 26º aniversário de Quatro Pontes, hoje (13), um culto ecumênico será realizado na Praça Cristo Rei, às 19h desta quinta-feira, conduzido pelo pastor Gelmir, da Igreja Assembleia de Deus; pelo pastor Vagno, da Igreja Luterana no Brasil; pelo padre Jauri, da Igreja Nossa Senhora da Glória; e pelo pastor Nérison, da Igreja Luterana do Brasil. Logo depois o CTG Tertúlia do Paraná, de Marechal Cândido Rondon, apresenta o espetáculo musical “Origens”.

Microempreendedor

De janeiro até a última terça-feira (11), a Sala do Empreendedor de Maripá formalizou 32 MEIs (Microempreendedor Individual). Para o agente de Desenvolvimento Local da Sala do Empreendedor, Rodrigo Fleming Lima, o resultado mostra que os microempresários têm entendido a importância da formalização do negócio. “Tivemos aumento de 66% nos atendimentos em relação ao mesmo período do ano passado e continuamos prestando todo o suporte necessário para o desenvolvimento dos pequenos negócios”, destaca.

Bonecas Abayomi

Os alunos do 5º ano da Escola Municipal José Francisco de Oliveira, de São Miguel do Iguaçu, acompanhados pela professora de História Carmen Anschau, visitaram a Secretaria de Educação do Município. O objetivo da visita foi apresentar as bonecas Abayomi, confeccionadas com retalhos de tecidos pelos próprios alunos e explicar o significado delas. Em História, a professora está trabalhando o ciclo da cana-de-açúcar e do ouro no Brasil, período de trabalho escravo. Para ilustrar o trabalho, a professora ensinou a confecção da boneca Abayomi, que era o lazer das escravas, pois faziam suas bonecas para acalentar seus filhos que choravam muito. Elas eram confeccionadas com pedaços de tecidos rasgados dos seus próprios vestidos.