Esportes

Panorama esportivo do dia 19 de junho de 2018

Tecnologia

E o tão esperado uso da tecnologia no futebol enfim chegou à Copa do Mundo. Assim, também quem não acompanha costumeiramente o esporte pôde ver também que o árbitro de vídeo é, como diz o ditado, para inglês ver. Por isso, talvez, o mexicano Cesar Ramos não tenha visto a falta em Miranda nem o pênalti em Neymar no jogo contra a Suíça.

Subjetivo

A subjetividade do árbitro de vídeo já foi contestada inúmeras vezes, pois a revisão dos lances só pode ser solicitada pelo árbitro principal da partida. O caso mais gritante ocorreu na semifinal da Libertadores 2017 entre Lanús e River Plate. Na ocasião, o River teve um pênalti marcado a seu desfavor após consulta ao sistema tecnológico e não teve um pênalti marcado a seu favor, em lance que sequer foi revisto. Com isso, acabou eliminado, mas mostrou que o VAR (sigla em inglês para arbitragem de vídeo) não evita erros grotescos, como divulgado quando anunciado.

Outros esportes

Vale lembrar que a utilização de recursos de televisão para revisão de lances não é novidade no esporte. Existe há bastante tempo no tênis e no voleibol, por exemplo. A diferença para o futebol é que nessas modalidades o uso da tecnologia pode ser solicitado pelas equipes que se sentirem lesadas com a marcação de pontos contra ou a não marcação de pontos a favor.

Subjetividade

Com a decisão única e exclusiva do árbitro principal nas partidas de futebol solicitar o VAR, segue a subjetividade sujeita a levar ao descrédito de torcedores e à ação de apostadores que leva à manipulação de resultados. Na 1ª rodada da Copa do Mundo Rússia 2018, a França e a Suécia foram claramente beneficiadas e o Brasil prejudicado pela subjetividade.

Fifa explica

A Fifa, que não comenta atuações isoladas de árbitros na Copa, disse que a equipe do VAR analisa constantemente todos os lances do jogo – o que chama de checagem silenciosa -, e que o lance do gol da Suíça contra o Brasil foi revisto pelos árbitros que atuaram na partida e nenhum deles achou que foi falta. Por isso, o árbitro mexicano César Ramos recebeu a mensagem de que deveria deixar o jogo seguir.