Esportes

Panorama esportivo do dia 14 de maio de 2019

Das Penas

No Clássico das Penas, Pato e Marreco se enfrentaram na tarde de sábado pela Liga Nacional de Futsal. No jogo realizado no Ginásio Dolivar Lavarda, em Pato Branco, tudo igual no marcador. Empate por 2 a 2, com gols de Pequeno e Neguinho para o Pato e Juninho e Douglas para o Marreco. Com isso, o Pato segue atrás do Marreco no número de vitórias no clássico. Em 21 confrontos (por Paranaense, amistoso, Liga Nacional e Supercopa), agora são oito empates, sete vitórias do Marreco e seis do Pato.

À parte

Quem é maior, Pato Branco ou Francisco Beltrão? Separadas por 55 km, as duas cidades do Sudoeste do Paraná travam uma das maiores rivalidades regionais do País. No campo esportivo não poderia ser diferente. Com um representante de cada município no futsal, as disputas entre Pato e Marreco tornaram-se um campeonato à parte.

História

As disputas entre as duas cidades começaram nos anos 1950 com a chegada dos imigrantes ao território de Francisco Beltrão. Eles deram o nome do local de Vila das Marrecas, porque, no rio da região, havia grande quantidade de marrecas selvagens. Ali perto, onde hoje é Pato Branco, já havia a Vila Nova. Na época, a Cango (Colônia Agrícola Nacional General Osório) – órgão criado pelo então presidente Getúlio Vargas com o intuito de colonizar as terras das fronteiras – tinha sua sede onde é Pato Branco. Com a aparição da Vila Marrecas, a sede mudou para o lugarejo vizinho, criando assim a chamada “rivalidade das penas”.

História 2

Assim como no campo político, Pato e Marreco conseguiram suas respectivas ascensões esportivas quase que na mesma época. Enquanto o time de Francisco Beltrão chegou à LNF em 2016, a equipe pato-branquense conseguiu a sua vaga no campeonato nacional no ano seguinte. O primeiro Clássico das Penas foi disputado em 2012, pelo Campeonato Paranaense.

Dia do Desafio

Tradicional evento realizado anualmente em todo o mundo na última quarta-feira do mês de maio, há 25 anos, o Dia do Desafio 2019 será lançado em Cascavel nesta terça-feira, na unidade local do Sesc (Serviço Social do Comércio). Estarão presentes na ocasião, a partir das 8h, representantes dos municípios de abrangência do Sesc Cascavel e autoridades locais. No encontro serão repassadas informações sobre o evento deste ano e conscientizar os presentes sobre a importância e responsabilidade do incentivo à prática de atividade física.