Cotidiano

Panorama esportivo do dia 08 de março de 2019

Dia delas

Na véspera do Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta sexta-feira, uma cascavelense de 22 anos recorreu às redes sociais, ontem, para denunciar um caso de sexismo no futebol, supostamente envolvendo o FC Cascavel. A farmacêutica Maira Paetzold foi abordada por uma pessoa que se identificou ligada ao time que lidera a Primeira Divisão do Paranaense de Futebol dizendo que procurava bailarinas para uma apresentação nos intervalos dos jogos da equipe no Estádio Olímpico.

Normal?

Até aí tudo normal, pois a jovem é bailarina e acostumada a apresentações de dança. O mal estar começou quando o homem exigiu que as demais bailarinas “também” fossem bonitas e com “corpão”, para “chamar a atenção”. A jovem respondeu que “dançar, por si só, já deveria chamar a atenção”, assim como os jogadores em campo deveriam chamar a atenção pela técnica no futebol. E que as mulheres deveriam ser reconhecidas pelo trabalho, esforço, talento e habilidade. Trechos da conversa, em tom ofensivo e machista, foram postados pela jovem em sua rede social.

Resposta

Quanto tomou conhecimento do caso, o Futebol Clube Cascavel procurou Maira, por meio de sua assessoria de imprensa, e esclareceu os fatos para a profissional que se sentiu constrangida, dizendo que não havia nenhum projeto para este tipo de ação “de marketing”. Em nota oficial, o Clube disse que “o autor das mensagens não faz parte da diretoria e não tem autoridade para responder pelo time”. O Clube preferiu não registrar boletim de ocorrência e resolver tudo amigavelmente. O autor das mensagens é prestador de serviços terceirizados para o FC.

Estádio delas

Vale lembrar que o FC Cascavel tem em seu histórico de ações diversas atuações voltadas às mulheres. No Campeonato Paranaense do ano passado, por exemplo, elas tiveram acesso livre ao Estádio Olímpico no Dia Internacional da Mulher. A data caiu no ano passado no dia do jogo entre a equipe cascavelense e o Paraná Clube, curiosamente o adversário da Serpente Aurinegra neste sábado.

Jogos Escolares

Dirigentes e secretários esportivos de todo o Estado já deliberam sobre a fase municipal dos Jogos Escolares do Paraná. Em Cascavel, as datas da competição foram definidas na última semana. As disputas ocorrerão de 26 de abril a 2 de maio. Já o prazo das inscrições, que já podem ser realizadas na cidade, terminar no dia 9 de abril. A sessão preliminar será no dia 17 de abril, confirmando o número de participantes (equipes e instituições de ensino).

Fase regional

As equipes campeãs em Cascavel, juntamente às vencedoras das instituições de ensino das cidades jurisdicionadas ao Núcleo Regional de Educação de Cascavel, disputarão a fase regional dos Jogos Escolares em Corbélia. A Cidade das Flores irá receber a competição de 30 de maio a 6 de junho. A expectativa é de que 1.800 pessoas dos 18 municípios do NRE de Cascavel participem da competição, que definirá os classificados da região para a fase macrorregional.