Esportes

Panorama esportivo do dia 06 de junho de 2018

Sul-Americana

A Conmebol realizou na noite de segunda-feira o sorteio dos confrontos da segunda fase da Copa Sul-Americana 2018 e definiu os destinos de Atlético-PR, São Paulo, Fluminense, Botafogo, Vasco e Bahia na competição. Com base no sorteio, o Furacão enfrentará o Peñarol (Uruguai), com o primeiro jogo na Arena da Baixada. São Paulo, Fluminense e Bahia também fazem seus jogos de ida em casa, contra Cólon (ARG), Defensor Sporting (URU) e Cerro (URU), respectivamente.

Cariocas

Os outros dois times no Rio de Janeiro no torneio iniciam as participações na fase com jogos fora de casa. O Botafogo visita o Nacional (PAR), enquanto o Vasco da Gama viaja a Quito para enfrentar a LDU (EQU).

Chaveamento

A Conmebol direcionou o sorteio de forma a já encaminhar os confrontos das próximas fases. Conforme a numeração de cada jogo, os times já têm definidos seus possíveis rivais nas oitavas de final. Desta forma, quem passar de Atlético-PR x Peñarol enfrentará quem passar de Caracas (VEN) x Sport Huancayo (PER). Os jogos da segunda fase da Copa Sul-Americana ocorrerão entre 18 de julho e 1º de agosto, após a Copa do Mundo Rússia 2018.

Estádio Olímpico

Em resposta à dúvida da Secretaria de Cultura e Esporte de Cascavel, o Departamento Jurídico do Município aconselhou como imprópria a forma proposta pelo FC Cascavel para assumir o Ninho da Cobra. O time cascavelense propôs à Prefeitura investir R$ 10 milhões em dez anos no local para poder explorá-lo por 50 anos. Em seu parecer, emitido ontem, o Jurídico não levou em conta a proposta, e sim a forma de concessão.

Resposta

A resposta do Departamento Jurídico da Prefeitura de Cascavel leva em conta a maneira em que a concessão pode ser feita: por meio de processo licitatório de chamamento público (com livre concorrência e obrigações expressas em edital) ou parceria-público-privada (com investimento de recursos públicos e também do contratante particular).

Mais campos

Enquanto trata do assunto, a Secretaria de Cultura e Esporte de Cascavel, comandada por Ricardo Bulgarelli, monitora a captação de uma verba de R$ 5 milhões do Ministério da Cultura. Até ontem o projeto previa revitalizar o Ninho da Cobra, mas agora pode custear a construção de três a quatro novos campos completos (com arquibancadas e vestiários) na cidade para o futebol amador.