Esportes

Panorama esportivo do dia 03 de outubro de 2018

Matemática

A liderança alcançada do Brasileirão, alcançada no fim de semana, colocou o Palmeiras na rota do título da competição. O Verdão tem 41,5% de chances de ser campeão, de acordo com análise do site estatístico “Chance de Gol”. O Palmeiras lidera a competição com os mesmos 53 pontos do Internacional, que fica atrás no saldo de gols. Apesar da pontuação semelhante, o time gaúcho tem menos chances de ser campeão: 38,2%.

Ficou pra trás

Antigo líder do Brasileirão e agora terceiro colocado, o São Paulo despencou nas probabilidades e aparece com apenas 8,3% de chances de ser campeão. O número deixa o time do Morumbi atrás do Grêmio, atual quarto colocado. O clube gaúcho possui 9,5% de possibilidades de ficar com a taça. Quinto colocado, o Flamengo (2,1%) é o último da lista dos que tem mais que 1% de chance de título – tem 97% de Libertadores.

Critérios

A análise do “Chance de Gol” leva em consideração o local da partida (dentro ou fora de casa), o retrospecto recente e os adversários que restam a cada clube enfrentar. Por causa disso, alguns clubes que estão atrás na tabela aparecem com mais chances de títulos que outros que estão à frente.

Rebaixamento

Na parte de baixo da tabela, dois clubes aparecem com probabilidades altíssimas de serem rebaixados. O lanterna Paraná Clube tem quase 100% de chances de jogar a segunda divisão em 2019 e o penúltimo colocado Sport aparece com 96,4% de chances de ser rebaixado. Outros integrantes do Z4, Chapecoense e Vitória têm números semelhantes na briga contra o rebaixamento: 51,2% e 56,5%, respectivamente.

Vasco

Atual 16º colocado, primeira posição fora do grupo dos quatro últimos, o Vasco tem 31% de probabilidade de queda, além de 18,2% de chance de terminar o campeonato entre os 12 e chegar à Sul-Americana. Estatisticamente, o Cruz-Maltino é o time que precisa levar menos chutes para sofrer gol: apenas três finalizações.

Corinthians

Nono colocado, o Corinthians, que só conquistou cinco dos últimos 15 pontos disputados, tem chance quase nula de ser campeão, além de 1,4% de conquistar vaga na Libertadores. Porém, tem 86,2% de chance de Sul-Americana e 0,6% de probabilidade de ser rebaixado.