Cotidiano

Panorama do dia 20 de abril de 2018

Curso de Panificação

Foi iniciado nesta semana em Serranópolis do Iguaçu o curso de técnicas em padaria. As aulas ocorrem segundas, terças, quintas e sextas-feiras no Clube Aliança. Ao todo, serão 40 horas-aula. Os conteúdos são: higiene e apresentação pessoal, higienização dos utensílios, conservação, armazenamento e prazo de validade dos alimentos, doces integrais e recheados, pães internacionais, entre outros. A realização é fruto de parceria entre Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo e Senac.

Rotatória no Centro

O cruzamento da Avenida Rio Grande do Sul com a Rua 7 de Setembro, na área central de Marechal Cândido Rondon, terá uma rotatória definitiva. A decisão foi tomada ontem com aval de empresários cujos estabelecimentos funcionam naquelas imediações.

Unânime

Após várias manifestações e opiniões, a escolha pela construção de uma rotatória foi unânime entre os participantes da reunião. A administração municipal passa agora a elaborar projetos com diferentes opções de arquitetura e paisagismo, seguindo as normas técnicas e do Código de Trânsito, para apresentá-los a empresários e líderes, oportunizando uma escolha democrática e participativa.

Posse

Ao todo, 39 instituições se uniram para criar o Codemar (Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social de Marechal Cândido Rondon), que realizou na noite de quarta-feira (18) a posse dos seus membros. A cerimônia ocorreu no auditório da Acimacar (Associação Comercial e Empresarial).

Bandeira

A criação do Codemar é uma bandeira da Faciap (Federação das Associações Comerciais do Paraná) em conjunto com a Caciopar (Coordenadoria das Associações Comerciais) e a Acimacar e o Programa Oeste em Desenvolvimento, com apoio do poder público municipal.

Comando

À frente do conselho estão instituições representadas em vários segmentos, sem cunho partidário, com o intuito de atrelar organizações públicas e privadas em torno de projetos e ideias que promovam o desenvolvimento econômico e social do município rondonense e região.

Expo Santa Helena

A diretoria da Acisa (Associação Comercial e Empresarial de Santa Helena) se reuniu esta semana com a CCO (Comissão Central Organizadora) da Expo Santa Helena. Cerca de 70% dos estandes internos já estão vendidos. Shows infantis, praça de alimentação, patrocínios e outros detalhes estiveram em discussão. A feira será de 25 a 27 de maio no Balneário Terra das Águas, com alusão aos 51 anos de emancipação político administrativa do Município e aos 40 anos de Associação Comercial e Empresarial.

Novas vagas

A Secretaria da Educação de Toledo realizou ontem novo chamamento para matrícula nos Cmeis (Centros Municipais de Educação Infantil). Foram abertas 71 vagas para crianças que atendem aos critérios de prioridade estabelecidos pela Instrução Normativa 01/2017 e outras 476 vagas para atendimento em jornada educacional parcial, totalizando 547 vagas. Esse chamamento atende a 77% das crianças que aguardam vaga em Cmeis.