Cotidiano

Panda Gigante é retirado da lista de animais em risco de extinção

201609041600136367_AP.jpg

RIO ? Como resultado de ações conservacionistas, o panda gigante da China deixou a lista de animais ameaçados de extinção, sendo classificado agora como ?vulnerável?. A informação foi divulgada neste domingo pela União Internacional para Conservação da Natureza, durante congresso que está sendo realizado no Havaí, nos EUA. De acordo com a entidade, a população da espécie aumentou 17% em uma década, tendo em 2014 1.864 animais em liberdade.

A população de pandas avançou graças a ações de conservação adotadas pelo governo chinês. Além do aumento no número de espécimes, o alcance geográfico cresceu quase 12% desde 2003, de acordo com levantamento realizado pela organização World Wildlife Fund (WWF).

? Por quase 15 anos, o panda gigante foi o ícone mais amado da conservação no mundo, assim como símbolo da WWF. Saber que o panda agora está a um passo mais distante da extinção é um momento excitante para todos comprometidos na conservação da vida selvagem e seus habitats ? disse Marco Lambertini, direto geral da WWF. ? A recuperação do panda mostra que quando a ciência, a vontade política e o engajamento das comunidades locais se untem, é possível salvar a vida selvagem e melhorar a biodiversidade.

O logotipo da WWF, com o rosto de um panda gigante, foi desenhado pelo fundador da organização, o naturalista Peter Scott, em 1961. Vinte anos depois, a WWF se tornou a primeira organização internacional a trabalhar na China. Desde então, ela tem trabalhado com o governo local em iniciativas para preservar a espécie e seu habitat, incluindo o apoio para o estabelecimento de uma rede de reservas naturais integrada e corredores para conectar populações isoladas.

Esses esforços fizeram com que o número de reservas de proteção da espécie subissem para 67. Hoje, quase dois terços de todos os espécimes vivem em áreas protegidas. As ações também visaram proteger regiões montanhosas cobertas por bambu, habitat natural do panda e de outras espécies.

? Essa reclassificação reconhece décadas de esforços bem-sucedidos de conservação liderados pelo governo chinês, e demonstra que o investimento na conservação de espécies icônicas como os pandas gigantes valem a pena, e beneficia tanto a espécie como a sociedade ? disse Lo Sze Ping, diretor executivo da WWF-China. ? Todos devemos celebrar esse feito, mas os pandas permanecem dispersos e vulneráveis, e grande parte de seu habitat é ameaçada por projetos mal planejados de infraestrutura. E vale lembrar: existem apenas 1.864 animais na natureza.