Cotidiano

Palotina usa led para melhorar iluminação

Os munícipes que passam a noite pela Avenida Shirley Saurin, no Bairro Ouro Verde, sentem a diferença no visual, e principalmente, na iluminação da via. Isso porque a prefeitura de Palotina iniciou na última sexta-feira, dia 26, mais uma etapa de implantação das luminárias de led. Nesta etapa serão instaladas 256 novas luminárias em 23 ruas contempladas com o projeto que visam proporcionar maior segurança e gerar economia no consumo de energia elétrica. Serão investidos recursos no valor de R$ 497.876, 39 na substituição das antigas lâmpadas vapor, braços e luminárias.

Conforme explica o secretário de Administração Felipe Zago, o valor investido na adequação e melhoramento da iluminação pública é proveniente do saldo positivo da Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública. A receita gerada pela Cosip é arrecadada pela Companhia Paranaense de Energia Elétrica, que desconta o gasto com o consumo de energia elétrica das vias públicas e devolve ao município o saldo excedente, caso haja. Quando há sobras, estas são destinadas exclusivamente na manutenção e melhoria da rede de iluminação.

Até o momento, Palotina já investiu aproximadamente R$ 2,5 milhões na implantação de leds. O investimento começou a ser realizado no fim de 2015 onde foram substituídas cerca de mil luminárias nas principais ruas do município.