Cotidiano

Paleta de cordeiro assado é servida com tagliorini

Ingredientes

5kg de paleta de cordeiro; 750g de macarrão tagliorini; 1 tablete de caldo de frango; 1/2kg de cebola picada; 100g de alho picado; 10g de alecrim; 20g de tomilho; 20g de sálvia; sal e pimenta em grão a gosto; 2 colheres de óleo; 50g de manteiga.

Modo de preparo

1. Do tempero: em uma caixa, faça uma camada de alho, cebola e ervas e acrescente as paletas, já temperadas com sal. Bote outra camada e vá intercalando e “riscando” com o óleo. Deixe por 48 horas.

2. Da marinada: dilua o caldo de frango em 1 litro de água fria. Em seguida, adicione o alho picado, o alecrim, o tomilho, a sálvia, a manteiga, o óleo e a cebola. Use sal e pimenta a gosto. Misture.

3. Cubra a paleta com a marinada.

4. Adicione o caldo de frango por cima da carne até quase cobri-la. Ponha papel-alumínio sobre a carne e leve-a ao forno a 140°, por três horas.

5. Retire o cordeiro do forno e verifique se as paletas estão macias. Se já estiverem no ponto, leve-as novamente ao forno sem o papel-alumínio, para dourá-las. Depois de prontas, ainda mornas, desosse-as com cuidado, para não “quebrar” muito a carne.

6. Separe o caldo da carne. Leve-o para gelar de 15 a 30 minutos e depois divida-o em porções de 180 gramas.

7. Regue as porções com o caldo e ponha para reduzir.

8. Cozinhe o tagliorini por cerca de dez minutos. Depois, salteie a massa com manteiga e adicione a sálvia picada. Sirva o cordeiro com o macarrão e regue com o molho do assado.