Cotidiano

Palestra contra obesidade é realizada em Cascavel 

Proposta interdisciplinar que envolverá educação, saúde, esporte, a Fundetec e vários outras secretarias municipais foi amplamente discutida na manhã de ontem no auditório da Prefeitura de Cascavel durante palestra conduzida pela Frente Parlamentar de Combate à Obesidade Infanto-Juvenil, que é presida pelo deputado federal Evandro Roman.

A convite da Frente, a Ginasium – Educação em Saúde, de Londrina, detalhou um sistema de mapeamento, identificação e controle do crescimento e desenvolvimento físico em crianças e adolescentes, com ênfase no combate e na prevenção da obesidade infanto-juvenil, que foi apresentado pelo professor-mestre Sandro Lucas Sofiati a uma plateia formada por servidores da saúde e esportes, nutricionistas e do Grupo de Apoio à Obesidade de Cascavel, e de outras secretarias.

"Precisamos trazer de volta à nossa sociedade o debate do movimento, pois nossas crianças e adolescentes, principalmente, já nasceram numa era de tecnologia e precisam ser estimuladas a andar, inclusive dentro de casa; precisam de saúde promocional e de alimentação equilibrada. Estive em Brasília recentemente e solicitei este apoio da Frente Parlamentar que irá, sem custos, nos fornecer este software de acompanhamento das nossas crianças, com informações que consolidam um trabalho que já iniciamos no Município, pois acredito que não basta termos uma cidade limpa e bonita, mas precisamos investir em cidades inteligente e humanas", disse o prefeito.

Mudanças

Em Cascavel, segundo a secretária de Educação, Márcia Baldini, a rede municipal de ensino já está trabalhando para implantar um cardápio diferenciado nas escolas, que busca o equilíbrio nutricional, visando combater tanto a obesidade como a desnutrição, duas realidades distintas nas escolas municipais. Para isso, conta com apoio da Fundetec, que está desenvolvendo um sistema de gestão de cardápio, que informará o valor nutricional e que será triado por nutricionistas da rede, que segundo o presidente da Fundação, Alcione Gomes, ficará entrelaçado com este novo software da Ginasium.

Projeto-piloto

Paralelamente, na Unidade de Saúde do Bairro São Cristóvão, já iniciou um projeto-piloto há dois meses com um grupo de hipertensos, diabéticos e obesos e conseguiu reduzir 54 quilos em conjunto. Hoje, às 8 horas, o grupo recomeça as atividades deste ano, incentivando as ações em prol de uma vida mais saudável.