Esportes

Palco da semifinal, Juiz de Fora já teve confusão em Flamengo x Botafogo

Briga_Juiz de Fora.jpg

Levar a semifinal do Campeonato Carioca para Juiz de Fora (MG), fora do estado do Rio, foi a solução encontrada por Flamengo, Vasco e Federação do Rio para driblar a determinação de torcida única — acatada pelo Juizado do Torcedor após a morte de um torcedor em Flamengo x Botafogo no último dia 12. O destino escolhido para o clássico, no entanto, traz à tona uma preocupação com eventuais confusões entre as torcidas de Flamengo e Vasco, que vão dividir as arquibancadas do Estádio Radialista Mario Helênio pela primeira vez.

Em abril de 2016, houve tumulto no entorno do estádio Mario Helênio justamente em um clássico entre Flamengo x Botafogo (veja no vídeo abaixo). O jogo, válido pelo Campeonato Carioca, terminou empatado em 2 a 2.

Briga em Flamengo x Botafogo – Juiz de Fora (2016)

Perto de um dos acessos ao estádio, a polícia usou bombas de efeito moral e gás lacrimogêneo para conter distúrbios entre torcedores. No vídeo, após a correria de torcedores, é possível ver alguns levando as mãos ao rosto, mostrando incômodo com a ardência causada pelo gás de pimenta. Não houve, à época, informação de presos ou feridos.

Semifinal do Carioca: Fla x Vasco – 21.02

Ainda em abril de 2016, a atuação da polícia voltou a chamar atenção no Mario Helênio. Desta vez, por um episódio dentro do estádio. Após o Fluminense conquistar o título da Primeira Liga contra o Atlético-PR, no dia 20 daquele mês, torcedores tricolores invadiram o gramado para comemorar com os jogadores e receberam uma enxurrada de gás de pimenta por parte de policiais. A atuação da polícia incomodou até alguns jogadores do Fluminense na ocasião.

PREOCUPAÇÃO NA ESTRADA

Em Juiz de Fora, os principais eventos de Carnaval — como o desfile das escolas de samba da cidade — foram realizados no último fim de semana, antes do feriado propriamente dito. Isto, a princípio, garantiria que a polícia consiga mobilizar um efetivo adequado para o clássico entre Flamengo e Vasco neste sábado de Carnaval.

A preocupação, contudo, não se limita aos arredores do estádio, mas também no trajeto dos torcedores até Juiz de Fora, que fica a cerca de 200 km do Rio de Janeiro. Em outubro de 2001, uma briga entre torcedores de Botafogo e Fluminense na BR-040, estrada que liga o Rio a Juiz de Fora, deixou um morto e três feridos.

Na ocasião, ônibus que levavam torcidas organizadas dos dois clubes se encontraram na estrada e houve troca de tiros. Um torcedor que estava no ônibus do Fluminense foi atingido na cabeça e morreu. Naquele ano, Botafogo e Fluminense realizaram em Juiz de Fora uma partida válida pelo Campeonato Brasileiro, vencida pelo tricolor por 2 a 1.