Saúde

Pajé é a primeira vítima fatal da covid-19 na aldeia Ocoy, em São Miguel do Iguaçu

Pajé de 105 anos estava internado em Foz do Iguaçu

Aldeia foi isolada e as visitas estão suspensas por enquanto - Foto: Adenésio Zanella
Aldeia foi isolada e as visitas estão suspensas por enquanto - Foto: Adenésio Zanella

O pajé Gregório Venega, que vivia na aldeia do Ocoy, em São Miguel do Iguaçu, no oeste do Paraná, morreu vítima da covid-19. Ele estava internado no Hospital Municipal de Foz do Iguaçu desde o dia 7 de julho e morreu na sexta-feira (11), segundo a prefeitura. A reportagem é do Portal G1.

Os indígenas da aldeia disseram que o pajé foi enterrado sem os rituais tradicionais da cultura avá-guarani por questões de segurança em relação ao coronavírus.

A aldeia foi interditada pela prefeitura e pelo Ministério Público Federal (MPF) no dia 20 de junho depois que 77 indígenas testaram positivo para a Covid-19. Atualmente, 170 famílias, de um total de 720 pessoas, vivem no local.

A morte do pajé foi a primeira por causa do coronavírus registrada na aldeia, ainda conforme a prefeitura. Do total de confirmados, 75 já estão curados e um permanece em isolamento.

Perda da história
As mortes de indígenas idosos por Covid-19 colocam em risco línguas e festas tradicionais que não podem ser resgatadas, segundo o antropólogo Aloisio Cabalzar. São mais de 300 povos no Brasil e 200 línguas faladas, muitas em preservação pelos mais velhos, segundo ele.

Ao menos 12.049 indígenas brasileiros foram infectados pelo novo coronavírus e 231 morreram por Covid-19 desde o início da pandemia, segundo números do Ministério da Saúde divulgados nesta sexta-feira (24).

283 casos confirmados em São Miguel do Iguaçu
De acordo com o boletim mais recente divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), São Miguel do Iguaçu tem 283 casos confirmados do novo coronavírus e uma morte. Em todo o Paraná são 66.509 confirmações e 1.650 mortes.