Cotidiano

Países fundadores da UE querem que Londres inicie sua saída o quanto antes

2016 918998792-201606250836008816_AFP.jpg_20160625.jpgBRUXELAS – Os seis países fundadores da União Europeia querem que o Reino Unido comece ?o mais rapidamente possível? o processo de saída da UE, declarou, neste sábado, o ministro de Relações Exteriores da Alemanha após uma reunião com seus pares.

? Dizemos aqui, juntos, que este processo tem que começar o quanto antes ? afirmou Frank-Walter Steinmeier, ao lado de Jean-Marc Ayrault (da França), Bert Koenders (Holanda), Paolo Gentiloni (Itália), Didier Reynders (Bélgica) e Jean Asselborn (Luxemburgo).

Steinmeier também reclamou a colocação em prática do artigo 50 do Tratado de Lisboa, a cláusula que evoca a possibilidade de uma saída voluntária e unilateral da UE:

? Devemos ter a possibilidade de nos ocupar do futuro da Europa.

O ministro das Relações da França, por sua vez, pediu que seja nomeado um novo primeiro-ministro britânico o quanto antes para substituir David Cameron, que anunciou que deixaria o cargo em outubro.

? Há que se designar um novo primeiro-ministro, levará uns dias ? disse Ayrault após a reunião de ministros.

O ministro francês também mencionou o artigo 50 em sua fala.

? Pedimos que o artigo 50 seja respeitado e posto em prática, é urgente. Em nome do interesse britânico e europeu, pedimos que a Europa e os outros 27 membros sejam respeitados ? acrescentados.