Cotidiano

Países críticos ao impeachment se ausentaram durante discurso de Temer na ONU

Temer ONUNOVA York ? Os representantes dos países críticos ao impeachment de Dilma Rousseff não ouviram o discurso que o presidente Michel Temer, fez nesta terça-feira, na 71ª Assembleia Geral da ONU, em Nova York. Quando o presidente brasileiro foi anunciado, as delegações de Venezuela, Equador e Nicarágua deixaram a plenária das Nações Unidas. Os representantes de Cuba e Bolívia, por sua vez, só chegaram ao local depois da fala de Temer. Até o momento, O GLOBO ainda não conseguiu falar com as embaixadas destes países para confirmar o protesto. Em seu perfil no Twitter, o chanceler do Equador, Guillaume Long, disse que seis países não ouviram o discurso de Temer.

Em seu discurso, Michel Temer fez uma defesa da situação política do país e da legalidade do impeachment, conforme antecipou O GLOBO na edição desta terça-feira,

? Não há democracia sem Estado de direito, sem normas que se apliquem a todos, inclusive aos mais poderosos. É o que o Brasil mostra ao mundo. E o faz em meio a um processo de depuração de seu sistema político ? disse o presidente, que recebeu aplausos apenas ao final de seu discurso de 20 minutos, cinco a mais do que o estabelecido. (CONFIRA A ÍNTEGRA DO DISCURSO)

Temer lembrou ainda que o país ?acaba de atravessar processo longo e complexo, regrado e conduzido pelo Congresso Nacional e pela Suprema Corte brasileira, que culminou em um impedimento? (de Dilma Rousseff).

?Tudo transcorreu dentro do mais absoluto respeito à ordem constitucional ? disse Temer, que completou:

? Temos um Judiciário independente, um Ministério Público atuante, e órgãos do Executivo e do Legislativo que cumprem seu dever. Não prevalecem vontades isoladas, mas a força das instituições, sob o olhar atento de uma sociedade plural e de uma imprensa inteiramente livre.

O presidente brasileiro também não encontrou com o presidente americano, Barack Obama durante a Assembleia da ONU. Obama foi o segundo a discursar no evento, seguido do brasileiro, mas se atrasou. Como não há reunião bilateral marcada ? pois nenhum dos dois lados pediu, segundo o governo brasileiro ? Temer perdeu a oportunidade de um encontro casual com o americano na Assembleia Geral da ONU.