Cotidiano

Países condenam atentado em Istambul

globo-6qd84dvrab6hbzbbi6v_layout[1].jpgRIO – O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, disse que o ataque terrorista que deixou mais de 30 mortos em Istambul e quase 200 feridos tem o objetivo de ?atingir o país usando o sangue de pessoas inocentes?. Erdogan recebeu a solidariedade de vários países após o atentado terrorista, que teria sido praticado por homens-bomba no Aeroporto de Atatürk.

? Espero que o mundo demonstre uma posição decisiva contra os grupos terroristas ? condenou o presidente turco.

A Casa Branca condenou o ataque em Istambul ?nos termos mais fortes possíveis? e declarou o firme apoio dos Estados Unidos à Turquia.

Pelo Twitter, o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, declarou estar consternado com o ataque e mandou uma mensagem de apoio: ?Pensamentos e preces estão com todas as vítimas?. O chanceler britânico, Phillip Hammond, também demonstrou solidariedade e afirmou que os ingleses estão prontos para ajudar: ?Chocado pelo ataque em Istambul. Pensamentos com os atingidos. Estamos prontos para ajudar?, escreveu Hammond na rede social.

Também pela internet, o presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy, declarou sua repulsa ao ataque: ?Minha repulsa e condenação ao terrível atentado no aeroporto de Istambul. A barbárie não se fortalecerá enquanto estivermos unidos?.

Os candidatos à Presidência dos EUA também usaram a rede de microblogs para condenar o ataque. O republicano Donald Trump foi criticado por alguns seguidores, no entanto, ao defender sua polêmica plataforma que prevê banir a imigração: ?Outro ataque terrorista, dessa vez na Turquia. O mundo vai, em algum momento, perceber o que está acontecendo. Muito triste. Precisamos fazer tudo para manter este terrorismo horrível fora dos EUA?.

A democrata Hillary Clinton declarou apoio aos turcos e aproveitou para falar sobre a importância do combate ao terrorismo: ?Todos os americanos estão unidos com o povo da Turquia contra essa campanha de ódio e violência. Os ataques de hoje em Istambul apenas fortalecem a nossa decisão de lutar contra as forças do terrorismo e do jihadismo radical. E isso lembra que os Estados Unidos não podem recuar. Nós temos que aprofundar nossa cooperação com aliados e parceiros do Oriente Médio e da Europa para combater essa ameaça?.