Cotidiano

Pais têm até hoje para garantir vaga em Cmeis

Secretaria de Educação alerta famílias que se cadastraram para vagas nos centros de educação infantil em relação ao prazo para atender ao chamado público. A Secretaria convocou no último dia 2 de maio 315 famílias. Dessas, 79 não compareceram para confirmar o interesse na vaga ou não foram localizadas pelos números de contato que informaram no cadastro. Foram feitos no mínimo quatro contatos nos telefones indicados sem que a pessoa atendesse ou comparecesse à Secretaria de Educação para a confirmação do interesse na vaga. O prazo final encerra hoje. Um novo chamamento para preencher essas vagas será realizado na segunda-feira e as famílias convocadas que não se manifestarem serão eliminadas da fila de espera, devendo fazer novo cadastro, caso mantenham o interesse.

“É obrigação das famílias manter os dados atualizados no cadastro, informando qualquer alteração de endereço ou telefone. Não podemos esperar indefinidamente sob pena de prejudicar outras crianças que aguardam na fila uma vaga em um Cmei”, frisa a direção da Secretaria de Educação. Mesmo depois de diversos contatos, será dada mais uma oportunidade, antes da nova convocação, na segunda-feira. A lista dos convocados está disponível no site da Prefeitura de Toledo. (http://www.toledo.pr.gov.br/portal/lista-remanescente-cmeis).

Os novos convocados foram selecionados pelos critérios definidos pela administração municipal, que prevê atendimento integral e prioritário para os beneficiários pelo Programa Bolsa Família ou de Benefício de Prestação Continuada (BPC), além de recomendados pelo Ministério Público. Enquadram-se entre os com direito a atendimento integral os beneficiários do Bolsa Família, desde que a mãe esteja trabalhando quando da realização da matrícula da criança. Os demais serão enquadrados em jornada parcial de quatro horas, dependendo da ordem de inscrição, no período da manhã ou da tarde.

Do total de 315 crianças chamadas, 111 se enquadraram nos critérios de prioridade e 204 como atendimento parcial. A lista de espera, referente ao mês de abril de 2017, soma 1.255 crianças. De janeiro a abril deste ano foram registrados 582 novos pedidos de vagas. Ao todo, Toledo conta com 28 centros municipais de educação infantil, dos quais 26 estão em pleno funcionamento e dois parciais, em função da impossibilidade de novas contratações pelo município. A administração não pode efetuar novas contratações em função dos gastos com pessoal, acima do limite prudencial.