Cotidiano

Pais se unem em redes de troca de material escolar

RIO – Janeiro é conhecido por ser o mês mais cruel para o bolso dos brasileiros, já que são muitas as contas a serem pagas no início do ano. E para quem tem filhos, as contas são ainda maiores por causa do material escolar. Para tentar aliviar o bolso, grupos de mães se uniram em algumas iniciativas como: projetos de trocas de livros usados, grupos em redes sociais com páginas criadas para a venda de materiais escolar em bom estado e compras em grupos diretamente nas lojas, na tentativa de conseguir descontos maiores.

Um exemplo é o projeto “Livros em Movimento” criado pela direção do colégio Sagrado Coração de Maria, em Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro. A iniciativa é uma rede de troca de livros didáticos, onde o aluno a cada fim de ano letivo, doa os livros que foram usados e pega os livros que lhe for útil para o ano seguinte.

Para driblar a crise, mães se unem em redes de troca de material escolar

O projeto já facilitou o início do ano de algumas famílias, como é o caso da empresária e bailarina, Fabiana Valor, que contou ao Globo sobre a economia feita ao resgatar os livros que o filho Lucca, de 15 anos, vai usar este ano:

– Início do ano é sempre complicado, né, principalmente pra mim, que tenho uma academia, é um mês que não tem entrada, porque as crianças estão de férias. A economia que eu fiz esse ano de praticamente dois mil reais, é o dinheiro que eu vou pagar IPTU, IPVA, porque no início do ano tem muita conta pra pagar.

No Facebook é possível encontrar e participar de grupos de desapegos de material escolar, como por exemplo, o Desapego de material escolar Rj e o Desapego de uniforme/ livros e material escolar BH e região . Nessas páginas as mães vendem vários tipos de itens, como, mochilas, estojos, brinquedos e livros didáticos.