Esportes

País de Gales e Irlanda do Norte se enfrentam no primeiro dia de oitavas da Eurocopa

59405117_Wales%27 Gareth Bale walks to check a net in the goal during a training session at the Parc d.jpgOs cidadãos do País de Gales votaram pela saída da Grã-Bretanha da União Europeia, decisão ratificada no plesbiscito de quinta-feira. Na Irlanda do Norte, outro país britânico, a maioria preferia continuar no bloco continental – e, com a decisão tomada, ameaça deixar o Reino Unido e até se fundir à outra Irlanda, da qual se separou há quase 100 anos. Na França, no entanto, não há controvérsia: todos querem ficar e seguir disputando a Eurocopa.

Os galeses disputam neste sábado, às 13h, no Parque dos Príncipes, em Paris, seu segundo clássico britânico na competição. Na estreia, o time do astro Gareth Bale empatou com a Inglaterra em 1 a 1. Agora, depois de terminar a fase inicial como primeiro colocado do Grupo B, chega como favorito ao confronto das oitavas de final contra os norte-irlandeses.

– A Irlanda do Norte faz um jogo muito físico – disse nesta sexta-feira o técnico galês Chris Coleman. – Eles levam a bola à frente com velocidade, são muito organizados e muito difíceis de se vencer na defesa. Acho que será um grande jogo; quem estiver em um dia melhor passará.

O jogo marcará o encontro de dois dos personagens mais carismáticos da Eurocopa – e um deles ainda nem entrou em campo: o galático Bale, peça importantíssima na campanha do Real Madrid que conquistou a Liga dos Campeões, e o jogador que teve o nome cantado com mais empolgação nas últimas semanas. “Will Grigg’s on fire!”, diz o refrão do hino oficial dos norte-irlandeses na Euro. O simpático atacante do Wigan, de 24 anos, deve se emocionar no banco de reservas, mas suas chances de ir a campo são pequenas.

POLÔNIA X SUÍÇA

O dia começa com um duelo em vermelho e branco, às 10h, em Saint-Étienne, onde Polônia e Suíça se enfrentam. Embora seja o encontro entre duas seleções classificadas em segundo lugar em seus grupos, os poloneses largam na frente: foram superados pela poderosa Alemanha (com a qual empataram em 0 a 0) apenas por um gol de saldo, somando os mesmos sete pontos dos campeões mundiais.

Os suíços ficaram atrás da anfitriã França, mas com apenas cinco pontos, em uma das distorções permitidas pelo regulamento. Como das 24 seleções apenas oito não avançaram para as oitavas, quem vencia um jogo podia economizar (ou não ter competência) e lutar apenas para empatar suas partidas. Foi possível conseguir a classificação com apenas três pontos, ganhando um jogo e perdendo dois, como aconteceu com a Irlanda do Norte.

Agora, iniciada a fase mata-mata, deve acabar a era do lema “Que empate o melhor” – se bem que algumas seleções, como possivelmente a própria Suíça, certamente não se importarão de levar o jogo até os pênaltis, e aí então tentar a sorte.59400341_Portugal%27s coach Fernando Santos R talks to Portugal%27s forward Cristiano Ronaldo during a t.jpg

O confronto das camisas mais pesadas do dia acontece às 16h, em Lens, e mais uma vez reúne seleções em momentos absolutamente distintos. Eleita a melhor seleção da primeira fase da Eurocopa pelo jornal francês “L’Équipe”, a Croácia tem no currículo a maior façanha do torneio até agora, a virada sobre a bicampeã Espanha.

Sua adversária será a seleção portuguesa, mais uma que se beneficiou do regulamento bonzinho da Eurocopa, classificando-se em terceiro lugar do Grupo F – atrás de Hungria e Islândia – com três empates. Talvez esteja na hora de essa gente lusitana mostrar seu valor.

– Se olharmos para o que foi a fase de grupos, matematicamente, sim, a Croácia é favorita, fez 7 pontos, Portugal fez 3 – admitiu o técnico luso, Fernando Santos, em entrevista coletiva nesta sexta-feira. – A Croácia fez bons jogos, tem bons jogadores, então é natural que se sinta favorita. Portugal vai responder da sua forma e procurar contrariar esse favoritismo. O que queremos é ganhar.

Ele relativizou os três empates de sua seleção, contra Islândia (1 a 1), Áustria (0 a 0) e Hungria (3 a 3).

– Portugal foi melhor nos três jogos. Foi melhor do que a Islândia, muito melhor do que a Áustria, que é a décima do ranking da Fifa, e do que a Hungria. É verdade que não vencemos. São circunstâncias do próprio jogo. Passamos com 3 pontos. Se tivéssemos passado com 7, o adversário não seria este e jogaríamos uns dias depois, mas estaríamos nas oitavas da mesma maneira.

Do outro lado, a Croácia contará com dois jogadores importantes que eram dúvidas: Luka Modric, meia do Real Madrid, que não enfrentou a Espanha por causa de um estiramento muscular, e Mario Mandzukic, atacante, que também sentia dores.

– Temos que nos defender bem contra Portugal – preocupa-se o técnico croata, Ante Cacic.

Sportv e Band transmitem os jogos.