Cotidiano

Pais de estudantes transgêneros apelam para Trump sobre banheiros

64896956_FILE - In this May 17 2016 file photo a new sticker is placed on the door at the ceremonial.jpgWASHINGTON ? Centenas de mães e pais ao redor dos Estados Unidos estão pedindo que o presidente americano, Donald Trump, acolha medidas inauguradas pelo ex-presidente Barack Obama em relação aos estudantes transgênero, como a permissão para usar banheiros de acordo com suas identidades de gênero nas escolas. Links gênero

Em uma carta enviada para o presidente nesta terça-feira, a organização Human Rights Campaign levou a assinatura de 780 mães e pais, apontando que “todos os estudantes merecem acesso igualitário a uma educação segura, acolhedora e de alta qualidade, não importa quem eles sejam”.

O pedido sucede uma decisão do governo de Trump da semana passada de abandonar a defesa, na Justiça, de diretrizes do governo Obama. Um tribunal expediu uma decisão contra estas medidas no ano passado, em resposta a ações movidas por 13 estados. A administração democrata apelou contra a decisão, mas agora, o governo republicano desistiu de seguir com o litígio.

Os remetentes da carta dizem que revogar o direito de estudantes de usar banheiros de acordo com suas identidades de gênero contribui para a discriminação e cria um ambiente hostil de aprendizado para os trangênero. “Estas políticas são erradas, elas machucam nossas crianças e violam o princípio da educação igualitária”, diz a carta.

Ativistas conservadores se opõem firmemente à ideia, afirmando que medidas como essa colocam em perigo a privacidade e segurança de outros alunos.

A recentemente nomeada secretária de Educação do governo, Betsy DeVos, não se posicionou sobre a controvérsia ? se limitando a dizer que é contra a discriminação e que apoia todos os estudantes.

Durante a campanha presidencial, Trump disse que os estudantes transgênero podem usar o banheiro que quiserem.