Cotidiano

Pais de crianças barram entrada de mães com véu em creche na Córsega

20160905-165921.jpg

BONIFACIO, França ? Cinco mães foram impedidas por outros pais de entrarem em uma creche em Bonifacio, na Córsega, por usarem véus islâmicos. De acordo com as autoridades, não houve ?ameaças ou violência?.

Como noticiou o jornal ?Corse Matin?, o conflito começou na manhã dessa segunda-feira, quando os alunos voltavam às aulas. Os pais que bloquearam a entrada justificaram a ação dizendo que não era justo que as mulheres entrassem, já que seus filhos são reprimidos se usam cruzes cristãs no pescoço. Com a interferência de autoridades, as mães puderam ir ao encontro dos filhos. Reunião de pais em Bonifacio

Nas escolas francesas, funcionários e alunos podem ser banidos se usarem símbolos religiosos. No entanto, a regra não se estende aos pais, que só podem ter acesso às dependências de colégios em setembro. A lei faz parte da rigorosa separação entre Estado e fé no país, que considera ilegal o uso do véu integral em lugares públicos.

Contatado pela AFP, o promotor de Ajaccio, Eric Bouillard, comentou o incidente afirmado que ?não houve violência ou ameaça, e por isso, nenhuma infração criminal?. Para ele, o conflito não se trata de um caso de islamofobia, mas de ?desconhecimento da lei?.

À tarde, o prefeito de Bonifacio, Jean-Charles Orsucci, se reuniu com mais de 80 pais da cidade. De acordo com o jornal ?Le Parisien?, ele lembrou a importância de ?fazer a distinção entre as crianças e suas famílias? em uma cidade sujeita a ?forte imigração?.