Cotidiano

Página sobre Parceria Transpacífica é excluída do site da Casa Branca

americafirst_.jpgWASHINGTON – Desde sexta-feira, o site oficial do governo americano foi modificado para refletir as novas diretrizes da Casa Branca, agora sob o comando de Donald Trump. Com a política internacional não foi diferente. No dia em que o republicano confirmou suas promessas de campanha e decretou a saída dos EUA das negociações para a Parceria Transpacífica (TPP, na sigla em inglês), já não é mais possível encontrar informações sobre o acordo multilateral na página do Escritório de Comércio (USTR).

Enquanto Barack Obama era presidente, o site do departamento continha um seção que explicava os detalhes do acordo. A página reunia informações sobre os países participantes, termos em negociação e a íntegra da proposta. Segundo a plataforma Wayback Machine, que arquiva versões antigas, o último registro dessa página foi capturado no sábado, 21 de dezembro. Nesta segunda-feira, o endereço já não funcionava.

A página inicial do USTR também foi modificada. Quem acessa o endereço se depara com uma mensagem que resume o discurso de Trump sobre o comércio exterior. Sob o título ?America First Trade Policy? (Política de Comércio América Primeiro, em inglês), o texto explica as novas diretrizes. ?A nova política de comércio vai fazer as empresas quererem mais ficar aqui, criar empregos aqui, pagar impostos aqui e reconstruir a nossa economia?, diz um trecho do comunicado.

Quando assinou o decreto que retira os EUA do TPP, Trump classificou o decreto como ?uma grande coisa para o trabalhador americano?. O acordo comercial, que reúne 12 países (EUA, Japão, Austrália, Brunei, Canadá, Chile, Malásia, México, Nova Zelândia, Peru, Cingapura e Vietnã), foi assinado em outubro de 2015 é considerado um marco do governo de Barack Obama.