Esportes

Paes evita piada e usa tom sério sobre Austrália: 'Corretíssima'

INFOCHPDPICT000059902162-622.jpg Um dia depois de dizer que poderia botar um canguru em frente ao prédio dos australianos na Vila Olímpica, para fazer “se sentir em casa” a delegação que mais reclamou dos problemas de acabamento da vila, o prefeito Eduardo Paes adotou um tom mais sério ao falar do caso.

Não chegou a pedir desculpas, mas deu razão aos australianos e evitou repetir o uso de bom humor ao responder sobre o caso.

– Estão corretíssimos (a Austrália sobre precisar de encanadores e não cangurus). A minha declaração foi toda no sentido de que o time da Austrália tinha de fato enfrentado problemas, que era compreensível e que a gente tinha que ajustar isso. E aí quis dizer que a gente queria dar um ambiente australiano.

Perguntado se os problemas na Vila representariam a “primeira derrota” do Rio na organização dos Jogos, Paes rebateu:

– Não, longe disso. Claro que não é bom que tenha acontecido. É natural que tenha problemas, mas em um ou outro caso específico foi excessivo. Estive na sexta-feira com o pessoal do comitê da Austrália, pessoalmente, e realmente vi que a situação estava muito ruim. O prédio da Austrália era de fato o pior – disse o prefeito, que falou à imprensa antes de abrir um seminário sobre negócios no Rio promovido pela Casa Rio, no Museu do Amanhã.

Paes repetiu algumas vezes que a responsabilidade de resolver os problemas na vila é do comitê organizador dos Jogos. Embora tenha manifestado “confiança” de que o Rio-2016 terá capacidade de contornar as situações em poucos dias, Paes transpareceu insatisfação com o comitê. A falta de acabamento nas obraS ganharam repercussão internacional na semana em que os atletas começam a chegar em grande número.

Por duas vezes, Paes afirmou que a prefeitura está “ajudando” com homens da Comlurb e da equipe de conservação, e pediu que perguntas sobre prazos para conclusão das reformas e eventual ressarcimento de delegações estrangeiras que estão fazendo investimentos do próprio bolso nos apartamentos sejam endereçadas ao comitê Rio-2016.

Em outra pergunta, ele disse que a Vila estava “bem encaminhada” quando foi entregue ao Comitê Rio-2016. A prefeitura foi responsável pela elaboração do modelo em que a Carvalho Hosken e a Odebrecht arcaram com a construção dos prédios em troca de vender as unidades após os Jogos.

– Na semana passada, quando estes problemas foram alertados para nós pelo Comitê, entramos com Comlurb e conservação para ajudar. Não é uma área que nós (prefeitura) temos que cuidar. Há três meses atrás, foi entregue a vila ao comitê, fez-se o checklist e estava tudo bem encaminhado. São ajustes que tem de ser feitos, e este caso pior que é o da Austrália.