Esportes

Paes evita comentar segurança pública e minimiza críticas aos Jogos

paes_rio2016.jpg

Em evento que marcou a contagem regressiva de um mês para os Jogos Olímpicos, na manhã desta terça-feira, o prefeito Eduardo Paes minimizou as críticas à preparação da cidade para receber a Olimpíada. O prefeito concedeu entrevista coletiva durante a inauguração do Museu da Cidade Olímpica, ao lado do Engenhão.

Depois de apresentar detalhes da construção das arenas olímpicas e das obras de legado, Paes pediu que a preocupação com assuntos como segurança e impacto dos Jogos nas finanças públicas dê lugar a um clima de otimismo com a chegada dos Jogos.

Um mês para os Jogos – Parte I

– Você tem as viúvas de plantão, os urubus, as aves de rapina que querem sempre jogar para baixo. Mas faço um apelo para a população: vamos viver um momento muito especial. Estamos enfrentando desafios, momentos difíceis no campo político, pessoas com direito a protestar. Mas vamos viver um momento muito especial – reforçou o prefeito.

Em entrevista à CNN, Paes havia dito que o governo do estado faz “um trabalho terrível” na segurança pública. Em entrevista ao GLOBO, publicada nesta terça, o prefeito disse que a segurança não será problema na Olimpíada. Perguntado sobre o tema no evento desta terça, Paes saiu pela tangente.

– Minha atuação como comentarista de seguraça pública já se encerrou – disse o prefeito, com um ligeiro sorriso.

O ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, também presente no evento, informou que a partir desta terça-feira a segurança das arenas olímpicas será responsabilidade da Força Nacional. Moraes garantiu ainda que já foram liberados R$ 2,9 bilhões pela União para ajudar o governo estadual a pagar os salários de policiais civis e militares, além da primeira parcela atrasada do RAS (Regime Adicional de Serviço).

Paes revelou ainda o destino das duas piscinas olímpicas instaladas no Estádio Aquático, do Parque Olímpico da Barra. Uma das piscinas vai para o Parque Madureira, e outro ficará em um parque que ainda será construído em Campo Grande, na Zona Oeste da cidade.