Esportes

Paes entrega chave da cidade à equipe australiana e ganha canguru

201607271347234075.jpg RIO – A paz está, oficialmente, selada. No início da tarde desta quarta-feira, o prefeito Eduardo Paes chegou à Vila dos Atletas para entregar a chave da cidade à delegação australiana. Em um clima muito amistoso, ele pediu desculpas pela frase sobre os cangurus que foi prontamente aceito pelos australianos. Os visitantes, inclusive, entregaram um canguru de pelúcia ao Paes. Esta era a grande surpresa que a delegação australiana estava preparando para o prefeito. Além do pedido de desculpas, o prefeito aproveitou o caso para estreitar os laços com o país da Oceania. Austrália na Vila nesta quarta-feira

? Quero dizer que agora o meu segundo time nas olimpíadas será a Austrália. Sempre que o Brasil não estiver competindo, vou torcer pela Austrália. A cor da camisa (amarela) é a mesma. Então, isso até facilita ? disse Paes, garantindo que não foi mal educado ao falar sobre colocar cangurus no prédio para deixar os australianos mais familiarizados com o ambiente ? Não queria fazer piada. O canguru é um símbolo nacional da Austrália. Por isso que falei nele.

O prefeito disse que o prédio da Austrália era o que estava em pior condições entre os 31 da Vila dos Atletas. E que ele já sabia disso antes da delegação começar a ocupar no último domingo, quando abriu a vila. A delegação, no entanto, deixou o espaço neste mesmo dia e se dividiu em hotéis e apartamentos. A volta à vila começou na última terça-feira. Nesta quarta-feira pela manhã, chegaram cerca de 100 atletas australianos.

A chefe da delegação australiana, Kitty Chiller, foi quem entregou o canguru de pelúcia a Paes. O prefeito também recebeu uma camisa que os atletas australianos utilizam para passear pela vila. Kitty reconheceu que os desafios de se fazer um megaevento são enormes e fez questão de agradecer em português pela correção das falhas no prédio.

? Muito obrigado. Estamos muito felizes ? disse Kitty.

Esse pedido de desculpas, entretanto, teve dois momentos embaraçosos. Paes teve um leve atraso. Enquanto os australianos chegaram ao encontro com 15 minutos de antecedência, o prefeito só apareceu 20 e poucos minutos após o combinado. A pequena e rápida cerimônia foi feita na frente de um pequeno palco. As laterais deste palco são feitas de lona. Durante a espera pelo prefeito, a base dessa lona se soltou e quase atingiu alguns atletas australiano. Mas eles não se incomodaram com a situação.

Após a cerimônia, Paes foi lembrado que os problemas só apareceram após a chegada dos atletas e foi perguntado se as arenas também podem apresentar falhas quando o mesmo os atletas chegarem para a competição.

? A vila são milhares de apartamentos. Tivemos falhas. Mas, em relação as arenas, estamos olhando mais de perto ? disse o prefeito.

201607271357304088.jpg

LEIA MAIS:

Dilma: Responsabilidade por problemas na vila é de Paes

Grã-Bretanha ‘convoca’ encanadores para fazerem parte da sua delegação olímpica

Após queixas, australianos voltam para a Vila Olímpica