Cotidiano

Paes diz que estado de calamidade não tem relação com Olimpíada

IMG_4002.JPGRIO- Durante inauguração do Túnel da Via Expressa, batizado de Prefeito Marcello Alencar, no Centro do Rio, o prefeito Eduardo Paes afirmou que a crise do estado não tem relação com a realização dos Jogos Olímpicos na cidade. Paes voltou a afirmar que a situação econômica da prefeitura é confortável.

– A gente vive um situação fiscal absolutamente confortável. As dificuldades que o estado passa não têm nada a ver com a Olimpíada, que permitiu fazer muita coisa no Rio. Isso aqui (Túnel) não tem um tostão de dinheiro público nem de qualquer repasse federal para o município. Foi tudo com dinheiro privado.

Neste sábado, Paes discutiu com seguidores que atribuíram a condição do estado à realização dos Jogos. O estado do Rio decretou calamidade pública administrativa na última sexta-feira. O ato do governador em exercício, Francisco Dornelles, gerou debate entre juristas, que questionaram sua legalidade.

O prefeito defendeu o financiamento privado para a realização de obras no Brasil. De acordo com ele, o Tesouro não dever arcar com todas as despesas para que possa trabalhar na construção de aparatos relacionados a serviços essenciais como saúde e educação.

-Acho que a gente conseguiu fazer um volume de investimentos que deve ser a lógica do Brasil, que não deve achar que o Tesouro vai pagar tudo. Quando der para o setor privado entrar, tem que fazer. Trazemos um modelo para fazer esse investimento e liberar o Tesouro pra fazer escolas, como estamos fazendo.