Cotidiano

Padre moçambicano lança livro sobre a pandemia

O padre já esteve em Cascavel em 2012 e 2013 para estudar

Padre moçambicano lança livro sobre a pandemia

O padre Latifa Fonseca é de Moçambique e vive em missão em várias partes do mundo. O objetivo maior de suas viagens é levar para as pessoas experiências que contribuam com o desenvolvimento humana, que enriqueçam a comunicação e a evangelização.

Latifa integra o Passionistas (Congregação da Paixão de Jesus Cristo), que tem como compromisso promover a religião com a palavra e com o conhecimento.

O padre já esteve em Cascavel em 2012 e 2013 para estudar. Agora pós-graduado e com experiência em docência, resolveu voltar para a cidade por um motivo importante e bem atual: Latifa está lançando um livro de crônicas que fala sobre o período pós-pandemia na África.

“O meu objetivo é contribuir com o meio acadêmico e com as pessoas, não só com meu povo, mas com os amigos brasileiros. Fomos surpreendidos pelo coronavírus. Como padre, eu tinha que realizar as celebrações, falar sobre a palavra de Deus, mas as pessoas precisavam de outras coisas além disso, como ter acesso a orientação e informação. Assim, surgiram os textos diários com relação a vários temas”, conta Latifa.

Uma pessoa foi fundamental para que a obra fosse concretizada, o brasileiro Dom Luiz Fernando Lisboa, bispo da Diocese de Pemba, cidade localizada ao norte de Moçambique, na África. “Escrevia de manhã e à tarde enviava para o Luiz Fernando. O papel dele sempre foi muito importante, inclusive notificando o governo sobre as dificuldades e buscando soluções para a nossa comunidade. Ele é um grande formador que abraçou o povo moçambicano”.

O papel do bispo foi tão importante para Latifa durante o processo de escrita e coletânea dos textos, que o nome do brasileiro integrou parte do livro, com o título “A Coragem e confiança em Deus – Luiz Fernando, o amor e a vida e a missão”.

O livro relata acontecimentos registrados durante e depois da covid-19. “Os textos descrevem o conflito de relação que nós, padres, temos com questões políticas, econômicas e sociais do nosso país. É uma relação dolorida de fome, desespero e da forma como somos tratados. Nós, padres, que já temos o compromisso de evangelizar, cuidar das pessoas, assumimos durante esse período responsabilidades que não deveriam ser atribuídas a nós, mas que fazemos porque, senão, as pessoas ficam desamparadas”, explica o padre.

Lançamento em Cascavel

O lançamento do livro do Padre Latifa será nesta quinta-feira (22), na Rua Alexandre de Gusmão de Gusmão, 1.292, Jardim Maria Luíza, em Cascavel, a partir das 16h. Informações serão repassadas pelo telefone (45) 3037-3100.