Cotidiano

Padilha minimiza rusga entre Renan e Moares

BRASÍLIA ? O ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, minimizou nesta terça-feira o atrito ente o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, e o presidente do Senado, Renan Calheiros, em relação à operação Métis, que na sexta passada prendeu quatro servidores do Senado. Padilha defendeu que o caminho para Renan questionar a operação é acionar o Supremo Tribunal Federal (STF)

? Eu penso que o ministro Alexandre e o presidente Renan têm contribuído muito para o processo de desenvolvimento das ações entre o Executivo e o Legislativo e que esse episódio em pouco tempo será coisa do passado. Isso, o tempo vai mostrar, e temos a consciência de que não será nenhuma rusga. Penso que ele (Renan) poderia ter pedido, como pediu, que a relação se estabelecesse com o Supremo Tribunal Federal ? disse Padilha, após almoço com integrantes da Frente Parlamentar Agropecuária.

Alexandre de Moraes foi orientado pelo presidente Michel Temer a ligar para Renan na última sexta-feira explicando a operação Métis e dizer para Renan que ele deveria reclamar para o Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo interlocutores de Temer, na conversa com Renan, Moraes afirmou que a Polícia Federal apenas cumpriu uma decisão judicial e que não poderia, portanto, ser alvo de críticas. E que o Judiciário deveria ser acionado e questionado sobre a decisão do juiz da 10a Vara Federal de Brasília Vallisney de Souza Oliveira, que determinou a prisão temporária dos servidores do Senado.