Cotidiano

Padilha: governo ouvirá proposta de governadores para crise fiscal

INFOCHPDPICT000059848528-576.jpg

BRASÍLIA – O ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, afirmou, nesta segunda-feira, que o governo federal vai ouvir as propostas dos estados para resolver a crise fiscal. Os governadores se reunirão amanhã com o presidente Michel Temer e com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, para tratar do assunto. Os estados querem a ajuda da União para conseguir fechar as contas de 2016.

crise fiscal 2111

Padilha, que na semana passada havia falado em usar dinheiro do BNDES para salvar os governadores, foi mais cauteloso hoje. Ele disse que a Fazenda é quem centraliza as negociações com os estados e que o ministro Meirelles considera mais fácil viabilizar as condições para que os estados obtenham recursos no mercado financeiro. O Rio de Janeiro, por exemplo, negocia com o Banco do Brasil uma operação pela qual o Rio Previdência poderia fazer uma emissão dando como garantias direitos de royalties.

? A Fazenda é onde o tema está sendo discutido. Haverá por parte dos governadores propostas que serão avaliadas pela Fazenda para ver de que forma se pode ser parceiro. A Fazenda acha mais fácil fazer com que se viabilize financiamentos diretos para os estados. Mas essa é uma questão que tem que ser avaliada pelo ministro Meirelles e pela equipe econômica.

Uma possibilidade que vem sendo defendida pela área política do governo é a União antecipar para os governadores uma parte das receitas que se pretende obter com a nova fase do programa de repatriação de ativos, que será aberta em 2017. Segundo Padilha, no entanto, isso também será analisado pela Fazenda, que precisa ver a situação de cada estado.