Cotidiano

Padilha espera mais de 370 votos no segundo turno da PEC dos gastos

BRASÍLIA – O ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, disse nesta terça-feira crer que o governo terá mais de 370 votos a favor da PEC 241, que fixa um teto de gastos, e cujo segundo turno será votado hoje à noite na Câmara. No primeiro turno, 366 deputados votaram a favor da PEC. Por ser uma mudança na Constituição, uma PEC precisa do voto de pelo menos três quintos dos deputados, ou seja, 308 votos.

? Vamos aprovar, não temos dúvida nenhuma. Tivemos excepcional desempenho no primeiro turno e o segundo tem tudo para repeti-lo. Eu sempre tenho mais penso que mais de 308 é muito bom. Mas devemos ter mais de 370 votos ? disse Padilha após almoço com a Frente Parlamentar Agropecuária.

O ministro afirmou ainda que o governo quer mandar já na semana que vem a PEC para o Senado, que também precisa aprová-la em dois turnos. Ele pontuou que o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), já manifestou que espera encerrar a votação até o fim de novembro.

? Vamos ver se na semana que vem conseguimos mandar para o Senado para ver se o Senado, a depender da vontade do presidente Renan, consiga concluir antes do recesso, possivelmente até durante o mês de novembro. O presidente Renan trabalha com essa expectativa ? afirmou.

Ontem o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), reuniu cerca de 200 deputados da base aliada em sua residência oficial para afinar o contingente de apoio à PEC, considerada o coração do ajuste fiscal que o presidente Michel Temer planeja fazer em sua gestão. Antes do coquetel, Padilha e o ministro Geddel Vieira Lima (Secretaria de Governo) se reuniram com Temer e, a pedido dele, prepararam uma tabela sobre os votos que o governo conta receber hoje.