Cotidiano

Padilha diz que trocar cargos por apoios é 'absolutamente normal

BRASÍLIA – O ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, declarou nesta quarta-feira achar “absolutamente normal” que, num presidencialismo de coalizão, o PMDB garanta apoios em partidos da base aliada em troca de participação no governo. Ele disse que “todos os partidos” trabalham dessa forma.

? Todos os governos que fazem composição com vários partidos colocam a participação de outros partidos no governo. Foi o que nós fizemos, o PMDB sozinho não iria governar. Aliás, a história política brasileira depois da reabertura democrática tem mostrado que o presidencialismo é de coalizão, vários partidos sempre vão apoiar o governo e com isso eles têm participação no governo, o que é mais do que normal, absolutamente normal ? disse Padilha.

Em um áudio divulgado pelo jornal “O Estado de S. Paulo”, em uma palestra em Brasília, o ministro assumiu que o governo negociou cargos em troca de apoios no Congresso. Ele disse que o presidente Michel Temer aceitou a indicação de Ricardo Barros, feita pelo partido dele, o PP, para o Ministério da Saúde, como parte da estratégia de composição da base parlamentar do governo. A intenção inicial do governo era a de indicar um nome técnico para a Saúde.

Perguntado se valia até mesmo indicar para a pasta um nome sem experiência no assunto, o ministro disse acreditar que os partidos da base indiquem gestores que conhecem a máquina pública.

? Quem é gestor publico, quem já passou por vários estamentos da estrutura pública… eu fui prefeito, secretário, ministro, por certo que em tese conheço bem como funciona a máquina do estado. Nós esperávamos e esperamos que todos aqueles partidos aliados da base também indiquem pessoas que tem essa mesma qualificação ? explicou.