Cotidiano

Padilha diz que reforma do ensino é criticada 'por quem não quer perder a boquinha'

PORTO ALEGRE- O ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, disse nesta sexta-feira que a reforma do ensino médio está sendo criticada por “uns privilegiados”. A proposta do governo está levantando polêmica e gerou reações no setor do ensino. LINKS EDUCAÇAO

– Agora tem (a reforma do) o Ensino. Está uma gritaria de uns privilegiados que não querem largar a boquinha – disse Padilha, afirmando que era preciso ter calma diante das reações:

– Vamos devagar aí.

Padilha falou rapidamente do assunto após almoço com empresários, quando tratava dos desafios do governo Temer, citando ainda a PEC 241, que estabelece um teto para gastos em áreas prioritárias como Educação e Saúde, e a reforma da Previdência.

Em cinco dias de tramitação, a Medida Provisória (MP) que reestrutura o ensino médio recebeu mais de 500 emendas. Entre as propostas de alteração, estão o restabelecimento de disciplinas como obrigatórias e que a inclusão de matérias como “educação religiosa e moral”.

A MP foi divulgada no dia 22 de setembro e ficou envolta em polêmicas desde então. Além de criticar o modelo proposto pela reforma, alguns educadores e leigos argumentam que o tema deveria ter tido um ampla discussão com a sociedade, o que, segundo eles, não aconteceu.