Cotidiano

Padilha diz que pedido feito à Andrade Gutierrez não foi atendido

SÃO PAULO. O chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, negou em entrevista ao GLOBO ter se beneficiado pessoalmente do contato com a Andrade Gutierrez. Relatório da Polícia Fedral na Lava-Jato mostra que ele tratou em mensagens enviadas ao então presidente da Andrade Gutierrez, Otávio Azevedo, de pedido para que a empresa telefônica Oi contratasse a estrutura do escritório de call center que ele tem em Porto Alegre. Na época, a empresa de telefonia era controlada pela empreiteira.

Leia na íntegra a entrevista com Eliseu Padilha:

O GLOBO: O sr. pediu para a Oi contratar sua empresa de call center?

PADILHA: Eu tinha essa empresa, a Gaivota Empreendimentos, que é dona do prédio onde foi construído em fins de 2009 um call center. Tenho um contrato de aluguel com uma pessoa, a Explorer Call Center, que me paga aluguel proporcional ao número de posições de atendimento ocupadas. Quanto mais PAs eu tiver, maior será o valor do aluguel que tenho a receber. Como a Oi contratava esse serviço, imaginei que poderiam contratar a empresa em Porto Alegre.

O negócio foi fechado?

Não houve interesse deles e o negócio não foi adiante. Foi uma conversa comprida.

O sr. considera razoável usar o prestígio como deputado para fechar negócio com a Andrade?

Eles nunca me pediram nada. Eu que me apresentei com essa ideia. Otávio me foi apresentado como presidente da companhia. Mas ele nunca me fez qualquer pedido específico. Na época eu era deputado, mas nunca participei de nada em que houvesse algum pedido dele.

De que assunto o sr. tratou em outras reuniões com Otávio Azevedo?

Que me lembre, foram apenas reuniões ligadas ao call center. Para mim era muito importante que o negócio fosse adiante, mas não me lembro além disso o que pode ter.

Quem é o player citado pelo sr. nas conversas com Otávio? Quem o acompanhou nas reuniões?

Só pode ser o representante da empresa de Porto Alegre que aluga as salas (o dono da empresa Explorer Call Center). Se eu iria encontrar alguém com o Otávio para tratar disso, era com ele.

O sr. não tratava de outros temas com a Andrade?

Eu só tinha uma hipótese de negócio com o Otávio. O que propus para ele foi o negócio do call center. Eu não tinha mais nada para tratar com ele. Se você pegar minhas contribuições de campanha, verá que gastei muito mais dinheiro pessoal do que dinheiro que recebi. Não fui relator de qualquer proposta de interesse da Andrade Gutierrez.