Cotidiano

Padilha diz que decisão sobre Geddel compete ao presidente da República

BRASÍLIA – O ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, evitou comentar, nesta segunda-feira, a crise envolvendo o ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima, acusado de pressionar o ex-ministro da Cultura Marcelo Calero para atender a interesses pessoais. Calero pediu demissão na sexta-feira alegando que Geddel queria a liberação de uma licença do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) para a construção de um empreendimento imobiliário em Salvador. O titular da Secretaria de Governo é dono de um apartamento no edifício que será construído na cidade.

Perguntado sobre se Geddel deveria ser demitido do cargo, Padilha afirmou que essa tarefa cabe ao presidente Michel Temer:

? Quem nomeia ministro e quem demite ministro é o presidente da República. O presidente avalia as pessoas para serem ministros e avalia seu desempenho.

Perguntado sobre sua opinião pessoal em relação ao comportamento de Geddel, Padilha também desviou do tema:

? E o conselhão? ? rebateu ele, se referindo à reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) realizada hoje pela manhã no Palácio do Planalto.

Diante da insistência dos repórteres em falar sobre Geddel, Padilha voltou a repetir:

? Questão de ministro é questão do presidente da República. O resto é achismo e eu não sou chegado nisso. Não vou falar sobre isso. Vim falar do conselhão.

Geddel foi um dos poucos ministros a não comparecerem ao evento.