Cotidiano

Padaria Solidária atende mais de 400 famílias em Foz do Iguaçu

Idealizado pela Secretaria de Direitos Humanos e Relações com a Comunidade, programa distribui 40 mil pães por semana

Padaria Solidária atende mais de 400 famílias em Foz do Iguaçu

O projeto Padaria Solidária, da Prefeitura de Foz do Iguaçu, atende atualmente cerca de 400 famílias vinculadas aos clubes de mães, além de projetos assistenciais que trabalham com crianças e adolescentes na cidade. A produção é de oito mil pães por dia, uma média de 40 mil por semana.

A preparação começa logo cedo, para que os pães cheguem fresquinhos à casa das famílias. “A equipe começa às 6 horas da manhã e vai até a tarde. A produção é feita com muito cuidado, desde a fabricação e crescimento da massa, até assar, esfriar, embalar e sair para a entrega”, detalhou o coordenador da padaria, Romalino Veiga de Oliveira. A iniciativa foi criada em agosto do ano passado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Relações com a Comunidade.

Para a presidente da Associação de Moradores do Bubas, Roseli dos Santos, a distribuição dos pães melhorou até mesmo a autoestima das famílias. “Ter um pão para as crianças faz toda a diferença e isso nos ajuda muito” comentou. A distribuição dos pães na região do Porto Meira ocorre todas as terças-feiras. “Temos um grupo com 90 famílias cadastradas e elas já sabem que neste dia, às 10 horas da manhã, é feita a entrega. Distribuímos três pães para cada membro da família”, explicou Rose, responsável pela organização.

Além dos 23 clubes de mães cadastrados, a Padaria Solidária atende as entidades Núcleo Criança de Valor, no Jardim América; Comunidade Obra de Maria, no Jardim Morenitas; Projeto Um Chute para o Futuro, no Porto Belo; Projeto Sol Nascente, no Portal da Foz e Projeto Anjo Gabriel, no Jardim Canadá.

O professor e idealizador do projeto Um Chute para o Futuro, Ronaldo Cleber Cáceres conta que os pães atendem quase 150 famílias do Porto Belo. “Recebemos 2.200 pães por semana e entregamos 15 pães para cada família. É uma ajuda muito importante. Para muitas pessoas seria um simples café da manhã, mas para algumas famílias é o alimento principal nesse momento de pandemia, sem contar a qualidade do produto, que é muito boa. Todos os envolvidos estão de parabéns”, disse.

A secretária de Direitos Humanos Kelyn Trento, afirma que, embora o projeto tenha surgido na pandemia, ele não irá terminar. “A Padaria Solidária é um projeto imprescindível em tempos de pandemia, e que vem ajudando muitas famílias em nossa cidade. Ele veio realmente para ficar”, reiterou.

Alimentação

Além da Padaria Solidária, a Prefeitura de Foz do Iguaçu distribuiu no ano passado mais de 60 mil cestas básicas para famílias carentes por meio da Secretaria de Assistência Social. A Secretaria Municipal de Educação também entregou mais de 52 mil kits com alimentos e 204 toneladas de hortifruti oriundos da agricultura familiar. O município mantém os atendimentos e a distribuição de alimentos às famílias carentes através dos Cras (Centro de Referência das Assistência Social).

 

Fonte: Prefeitura de Foz do Iguaçu