Cotidiano

Paciente propõe ultrassom preventivo de mama

Toledo – A realização de exame de ultrassom pelas mulheres de Toledo ao ingressar na menopausa foi proposta na Câmara de Vereadores aos integrantes da Comissão de Saúde e Seguridade Social e demais vereadores. A proposta foi lançada pela professora Marlise Hoffstaeter durante o Café Rosa realizado na Câmara dia 3 de outubro, com vereadoras, servidoras, assessoras, estagiárias e seus colegas para incentivar a luta contra o câncer de mama.

Marlise participou com secretária de Educação, Edna Schaeffer Amaral, e as duas falaram de sua luta contra a doença e a importância da prevenção. Marlise destacou que duas mamografias não detectaram o tumor, que só foi aparecer no ultrassom, defendendo por isso a adoção como sistemática padrão de prevenção a partir da menopausa.

A partir da sugestão, a vereadora Olinda Fiorentin apresentou na sessão ordinária da Câmara a Indicação 875, sugerindo ao Poder Executivo de Toledo a “aquisição de equipamento de ultrassom pelo Município para a prevenção do câncer de mama”.