Cotidiano

Paciente obeso no SUS

Na manhã de ontem, profissionais da área da saúde se reuniram no auditório da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) para falar sobre “O paciente obeso no SUS desde a atenção básica a alta complexidade”. O tema foi discutido entre representantes dos municípios da região, Prefeitura de Cascavel e profissionais dos serviços de obesidade do Hospital Universitário do Oeste do Paraná e do Centro Universitário FAG.

Conforme o médico Allan Cezar Faria Araújo, falar sobre obesidade é dar assistência à população, e tentar melhorar os atuais índices, que são bastante preocupantes. “No Brasil, 50% da população está com sobrepeso, 20% são obesos, assim como 10% das crianças. Em Cascavel, esses números não são diferentes”, afirma.

Muito além de disponibilizar a cirurgia bariátrica, o evento informou como o sistema de saúde pública pode oportunizar uma atenção básica de qualidade a esse paciente e evitar que outras doenças, provenientes do excesso de peso, como a diabetes e a hipertensão, sejam adquiridas. além do diagnóstico precoce para a predisposição à obesidade. O foco na atenção básica prevê melhorias na estrutura e principalmente no quadro de funcionários, hoje escasso para este tipo de atendimento.