Cotidiano

Paciente aguarda cirurgia há 27 dias na UPA

Casos como esses geralmente são encaminhados a Curitiba

Paciente aguarda cirurgia há 27 dias na UPA

Reportagem: Cláudia Neis

A espera de três pacientes de Cascavel com cálculos renais por uma cirurgia a laser pode estar perto do fim. Um deles já espera na UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) Tancredo há 27 dias e outros dois completam hoje 11 e 13 dias nas outras unidades.

De acordo com a 10ª Regional de Saúde, casos como esses geralmente são encaminhados a Curitiba porque não há na rede pública de Cascavel equipamento esse procedimento. Só que não tem vagas na capital. “Temos cerca de 20 casos que aguardam esse tipo de procedimento na Regional. Não são casos emergenciais, mas que necessitam da cirurgia. Esse paciente que já esta na UPA há mais de 20 dias passou pelo procedimento de litotripsia [tentativa de quebrar a pedra], mas não houve sucesso, então precisa desse procedimento com laser. Diante da falta de vagas em Curitiba, estamos tentando viabilizar os procedimentos nos Hospitais prestadores em Cascavel. A definição deve acontecer ainda nesta semana”, revela o diretor da 10ª Regional de Saúde de Cascavel, João Gabriel Avanci.

Segundo ele, embora não sejam casos de emergência, esses pacientes ficam nas UPAs devido à dor e precisam de medicamento específico.