Cotidiano

Pablo Trapero, de ?O clã?, fará filme em inglês

Um dos diretores mais proeminentes da Argentina, Pablo Trapero ? de ?O clã? (2015), ?Abutres? (2010) e ?Leonera? (2008), que concorreu à Palma de Ouro em Cannes ? tem voltado seu olhar para fora do continente latino-americano. Além de estar prestes a iniciar a produção de seu primeiro longa-metragem falado em inglês, o realizador de 45 anos é presidente do júri da sétima edição do My French Film Festival, festival de cinema on-line que acontece até 13 de fevereiro. Durante esse período, espectadores de todo o mundo podem assistir aos filmes selecionados pelo site myfrenchfilmfestival.com. Ao todo, dez longas e dez curtas de ficção estão na competição principal.

? É preciso estar fisicamente presente em festivais tradicionais para assistir aos filmes, então o mais interessante aqui é a chance de termos um público global. Essa é a vontade de qualquer cineasta. Claro que sou fã da sala de projeção, e não me importo muito com streaming, mas não há nada mais triste do que uma obra não vista ? diz Trapero, por telefone.

Ainda neste ano, o diretor inicia as filmagens de ?Thin skinned animal?, longa falado em inglês sobre um agente do governo que acaba preso após ser enganado pelos seus superiores. O personagem, no entanto, escapa da prisão e tenta recomeçar a vida em Berlim. O filme conta com produção da empresa britânica Working Title e é baseado no livro ?Death of a thin-skinned animal?, publicado por Patrick Alexander em 1976.

? A história me atraiu. Há temas semelhantes em ?O clã? e ?Abutres?. É um desafio grande, mas estou feliz ? afirma Trapero, que construiu uma filmografia em cima de temas políticos e sociais, características também comuns no cinema brasileiro contemporâneo. ? A Argentina e o Brasil têm muita coisa em comum. Há filmes que poderiam vir de ambos os lugares. Minha visão política faz parte do meu estilo de vida. Somos animais políticos.