Cotidiano

Ouvidoria pede investigação contra PMs após morte de homem rendido em SP

São Paulo – A Ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo pediu hoje ao Ministério Público, à Polícia Civil e à Corregedoria da Polícia Militar abertura de investigação contra policiais militares que aparecem em um vídeo da última terça-feira supostamente atirando em um homem rendido, que acabou morrendo. No registro formal do caso, porém, os policiais mencionam que a morte teria ocorrido após o homem, em fuga, ter disparado contra eles na zona leste de São Paulo.

O vídeo que mostra a ação da PM foi enviado anonimamente à Ouvidoria. As imagens, também divulgadas em redes sociais, mostram dois policiais próximos de um muro, aparentemente revistando Hildemberg Pereira dos Santos. Ele estava rendido e de costas para os policiais. Dois disparos são ouvidos, o homem cai e é arrastado para trás de uma Kombi estacionada.

A Kombi havia sido atingida em um acidente pelo carro JAC J6 que era dirigido por Hildemberg. Após a colisão, ele e Neiva Luzia Pereira Benites, que também estava no carro, teriam tentado fugir. Neiva acabou presa. No total, quatro policiais militares participaram da ação. Eles estão presos.

No boletim de ocorrência registrado após o caso, os policiais afirmam que seguiam o carro dirigido por Hildemberg. Ele teria batido na Kombi e saído do carro já atirando contra os policiais, que teriam revidado. A abordagem ocorreu em uma avenida movimentada do bairro Cangaíba, na periferia de São Paulo.

_O boletim de ocorrência que eles registraram na delegacia não corresponde ao que se vê nas imagens do vídeo. Nas imagens, está claro que ele (Hildemberg Pereira do Santos) estava rendido, subjugado. Foi um ato desnecessário os dois tiros dados pelo policial _ disse Júlio Cesar Fernandes Neves, ouvidor da polícia de São Paulo.

O caso está sendo investigado pelo DHPP (Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa), segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo. A ocorrência também é alvo de um IPM (Inquérito Policial Militar).