Cotidiano

Ouvidoria do SUS faz 60 atendimentos em Itaipulândia

Itaipulândia – A Ouvidoria é o setor responsável por receber manifestações como reclamações, denúncias, elogios, críticas e sugestões dos cidadãos quanto aos serviços e atendimentos prestados por determinado órgão. A ouvidoria do SUS de Itaipulândia é coordenada pela Ouvidora do SUS Cecília Maria Romano Orellana. Ela recebe as manifestações dos usuários do SUS (Sistema de Saúde) por meio de vários canais como: carta, internet, telefone e atendimento presencial.

A cada quadrimestre é apresentado um relatório ao Conselho Municipal de Saúde sobre a ouvidoria para averiguar todas as reclamações e sugestões dos cidadãos. Nesse último quadrimestre, do mês maio até agosto de 2017 foram realizados 60 atendimentos. Em relação ao SUS foram: uma denúncia, 20 elogios, 26 reclamações e 13 solicitações. A cada reclamação ou denúncia o fato é averiguado pelos responsáveis para apurar a real situação.

A Ouvidora Cecília faz também a divulgação da Ouvidoria do SUS em todas as unidades de Saúde do Município, Postos de Saúde da Família, Câmara de Vereadores e empresas de Itaipulândia. São espalhados imãs, adesivos e palestras para a população para evidenciar esse trabalho de suma importância, com o auxílio das Agentes Comunitárias de Saúde, dos Motoristas da Prefeitura De Itaipulândia e de outros funcionários municipais.

Para entrar em contato com a Ouvidoria do SUS de Itaipulândia basta ligar para o número 0800 643 7903 ou (045) 3559-8002, se preferir o cidadão pode entrar em contato pelo e-mail: [email protected]. O contato pode ser também pessoalmente, a Ouvidoria do SUS fica localizado na Secretaria Municipal de Saúde, na Prefeitura Municipal de Itaipulândia, Rua São Miguel do Iguaçu, 1891 – Centro. O horário de atendimento é das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h no Paço Municipal Tancredo Neves.