Cotidiano

Outubro Rosa: UBSs terão atendimento noturno

Maripá – Durante o Outubro Rosa, mês de conscientização e prevenção ao câncer de mama, a Secretaria de Saúde de Maripá terá atendimento personalizado para atender o público feminino. A partir de terça-feira (10), as UBS (Unidades Básicas de Saúde) abrirão às 19h, seguindo um cronograma estabelecido de acordo com a demanda de cada UBS.

O atendimento noturno no Centro de Saúde de Maripá será nos dias 10, 16, 18, 24 e 26 de outubro. A UBS do Distrito de Pérola Independente atenderá no dia 23 e em Candeia, dia 25 de outubro. O atendimento deverá ser agendado com antecedência na unidade mais próxima. Nesses dias, serão realizados os exames preventivos ginecológicos e solicitação de mamografia.

De acordo com a secretária de Saúde, Andreia Bento Maria Scudeller, os exames e os agendamentos serão realizados normalmente durante o dia. “A preferência é de que os horários noturnos sejam ocupados pelas mulheres que trabalham em horário comercial. O objetivo é ampliar e facilitar o acesso desse público aos serviços, para que a campanha atinja todas as mulheres do Município”, destaca.

A campanha é realizada em parceria com vários setores da sociedade, envolvendo poder público, voluntários, comércio local, entidades afins, profissionais de saúde e a população, em geral.

A programação do Outubro Rosa começou na segunda-feira com a palestra “Empoderamento feminino e autocuidado”, ministrada pela enfermeira da Secretaria de Saúde Lissa Konrath. O evento foi realizado no Centro Comunitário Fernando Daniel Schanoski e contou com a participação de mais de cem mulheres, que aproveitaram a oportunidade para agendar os exames preventivos.