Cotidiano

Outubro Rosa terá ações on-line e reforço do preventivo em grupos prioritários em Foz do Iguaçu

Ações de orientação e conscientização foram adaptadas para atender ao público durante a pandemia

Outubro Rosa terá ações on-line e reforço do preventivo em grupos prioritários em Foz do Iguaçu

As atividades referentes ao Outubro Rosa dentro da rede pública de saúde de Foz do Iguçu ganham um novo modelo devido à pandemia da covid-19.

Ao longo de todo o mês de outubro, as unidades farão disparo de material educativo via whatsapp, e reforço no chamamento para exames de rastreamento ao público alvo da campanha.

As medidas foram adotadas com intuito de evitar aglomerações e atingir o maior número de mulheres. Em anos anteriores, as unidades de saúde do município realizavam palestras, orientações presenciais, além de distribuição de material gráfico. “Hoje, como devemos evitar esse tipo de atividade, optamos por lançar o material com orientações, via telefone”, explicou Tânia Silva de Melo, gerente da coordenação da Saúde da Mulher, da Diretoria de Atenção Básica.

A priorização de grupos específicos para os exames de câncer de mama e cólo de útero são preconizadas pelo Ministério da Saúde. No município, equipes devem ampliar o atendimento de 26 a 30 de outubro, dando prioridade para à população alvo para rastreamento: mulheres de 25 a 64 anos para a coleta de preventivo, e mulheres de 50 a 69 para exames de mamografia.

Números
Atualmente, 364 mulheres com câncer de mama e de útero são acompanhadas pela rede pública em Foz.

Durante a pandemia e com a suspensão dos serviços de coleta ao longo de três meses, a quantidade de coletas de preventivo sofreu uma queda de 36%, saltando de 10.561 atendimentos em 2019, para 6.694 em 2020.

Ações
Para dar mais visibilidade à campanha, alguns distritos onde estão localizadas as unidades de saúde preparam ações próprias de engajamento.

No Morumbi III, operando com agenda aberta e aumentar número de vagas das 7h às 19h, com auxílio dos ACS. No Morumbi II, dia 17 contará com agenda de preventivo durante a campanha de vacinação; e dias 27 e 29, coletas para preventivo serão realizadas durante todo o dia.

No Campos do Iguaçu, ampliação da coleta durante o mês, e na semana da campanha com coleta todos os dias. Já no Portal da Foz, enfermeiras vão atuar no contraturno, e dia 27 acontecem as coletas.

No Jardim São Paulo, a agenda será aberta para coletas a partir desta segunda- feira (5), e intensificação e mais vagas na última semana do mês.
No Jardim SP II a estratégia envolve aumento da oferta de preventivos por meio de demanda agenda durante a semana.

Já no São Roque, a agenda será aberta para solicitação e agendamento de mamografias o mês todo no período das 7h às 13h. A coleta de preventivos com agenda aberta nas segundas e quartas das 7h às 13h (livre demanda). Outra importante ação será a intensificação de ações do programa Saúde da Mulher, com a realização de busca ativa de mulheres que deixaram de realizar exames, e estão em situação de vulnerabilidade.
A ação terá participação de agentes comunitários de saúde.

Todas unidades irão priorizar os atendimentos para coleta de preventivo na semana de 26 a 30 de outubro.