Cotidiano

Outros incidentes em usinas nucleares na França

FILES-FRANCE-INDUSTRY-ENERGY-NUCLEAR-GOVERNMENT

PARIS ? A explosão ocorrida na usina de Flamanville não é o primeiro caso de acidentes envolvendo energia nuclear na França. O país, que tem 20 usinas nucleares em atividade, gera 70% da energia elétrica produzida em seu território através dessa fonte de energia. Entre os incidentes mais emblemáticos estão:

? Março de 1980

Um acidente no reator nuclear de Saint-Laurent, na região central do país, causou o derretimento de duas hastes de combustíveis. Por conta disso, o reator ficou gravemente danificado, o que causou o episódio mais grave de acidente nuclear na história da França, que recebeu um nível 4, de 0 a 7, de acordo com a escala internacional de gravidade de eventos nucleares.

? Dezembro de 1999

Uma tempestade causou o alagamento parcial de alguns reatores na usina de Blayais, que chegou a ficar sem luz. Muitos críticos disseram que por muito pouco o ocorrido não causou um acidente de grandes proporções.

? Julho de 2008

Trinta metros cúbicos de um líquido contendo urânio natural foram acidentalmente despejados no chão e depois em um rio do sudeste do país. O derramamento aconteceu enquanto um tanque estava sendo limpo no complexo, parte da usina de Tricastin, que tem quatro reatores.

? Novembro de 2009

Uma haste de montagem ficou presa em um vaso de pressão na usina de Tricastin, aumentando o risco de acidente. Outro caso similar aconteceu em 2008, na mesma usina. A haste levou dois meses para ser deixada novamente em posição estável.