Esportes

Ouro no Rio-2016, Thiago Braz reencontra rival francês em Berlim

64742510_Brazil%27s pole-vaulter Thiago Braz da Silva competes in the All Star Perche international at.jpgA rivalidade entre Thiago Braz e o francês Renaud Lavillenie será mais uma vez colocada à prova, nesta sexta-feira, quando os dois disputam o Meeting Istaf Indoor, em Berlim, na Alemanha. O salto com vara abrirá a competição, às 15h15 (de Brasília). A BandSports transmite.

Longe de serem bons amigos, os dois apenas convivem e, desde a Olimpíada do Rio ? na qual o francês foi surpreendido pelas sonoras vaias que recebeu no Engenhão e pelo desempenho do brasileiro, que conquistou a medalha de ouro, deixando-o com a prata ?, não disfarçam o ?climão? nas competições. Neste início de temporada, o ?placar? está 2 a 0 para Thiago Braz.

No reencontro após os Jogos, no Meeting de Rouen, na França, no fim de janeiro, o brasileiro levou a melhor, com a marca de 5,86m. Em casa, Lavillenie ficou apenas em sétimo (5,50m).

Ainda se recuperando de uma lesão no tornozelo sofrida em dezembro, o francês contou com apoio de sua torcida, que ao contrário do que imaginava Thiago, não o hostilizou, como fizeram os brasileiros com Lavillenie nos Jogos.

No segundo encontro, no último domingo, Recordista olímpico com 6,03 m, Thiago enfrentará novamente, segundo os organizadores do evento, o francês Renaud Lavillenie, medalha de prata no Rio 2016. Outro destaque é o polonês Piotr Lysek, que no Meeting de Potsdam, também na Alemanha, venceu com 6,00 m (melhor marca da temporada). Entre outros, está inscrito na prova ainda o alemão Raphael Holzdeppe.

No ano passado, Thiago Braz venceu a competição alemã, com a marca de 5,93 m, estabelecendo novo recorde sul-americano em pista coberta. Ele estreou na temporada 2017, com vitória no Meeting Indoor Perche Elite Tour, em Rouen, na França, com 5,86 m. Renaud Lavillenie, que se recupera de uma lesão, não passou dos 5,50 m e o sétimo lugar.

Já no domingo passado (15), no All Star Perche, em Clermont-Ferrand, também na França, Thiago ficou na terceira colocação, com 5,71 m. A vitória foi do canadense Shawnace Barber, campeão mundial em Pequim 2015, com 5,83 m. Piotr Lysek ficou com a prata, com 5,71 m, mesma marca de Lavillenie, recordista mundial indoor (6,16 m), que terminou na sexta posição pelos critérios de desempate