Cotidiano

Otávio Leite apoia Crivella e defende candidato de críticas sobre livro

2016 945657508-201610171314310965.jpg_20161017.jpg

RIO ? Ao declarar apoio pessoal ao candidato Marcelo Crivella (PRB), nesta segunda-feira, o deputado federal Otávio Leite (PSDB) saiu em defesa do senador, após reportagem do GLOBO revelar ataques a homossexuais e ao catolicismo e outras religiões no livro “evangelizando a África”.

Leite disse que a publicação, que é de 1999, foi escrita “há décadas” e atribuiu as referências polêmicas a “um índice de radicalização religiosa muito grande dos anos 70 e 80”. Ele afirmou que acredita no amadurecimento do bispo licenciado da igreja Universal:

? O que me importa é o que o Crivella é hoje. Ele (Crivella) deixou claro que se referia a um problema local na própria África. Então eu não tomo como um problema nesse instante. Não condiz nenhum um pouco com o que seja a práxis, o perfil e o comportamento do senador hoje ? disse o deputado.

Crivella voltou a minimizar as críticas sobre o livro:

? O Paulo Baía (cientista político) lembrou que o então candidato Artur da Távola usou esse livro contra mim em 2002, mas com um melancólico insucesso ? disse o candidato.

O senador trabalha pelo apoio do candidato tucano Carlos Osorio, que no primeiro turno da eleição obteve 8,62% dos votos do eleitorado carioca. Crivella deve se encontrar nesta segunda-feira em Brasília com o presidente do PSDB e senador Aécio Neves. O candidato do PRB conversou com Aécio na última quinta-feira para tratar justamente do apoio dos tucanos na eleição carioca, como antecipou o colunista do GLOBO Lauro Jardim.

Leite não descartou uma participação dos tucanos num eventual governo Crivella, embora tenha negado negociações de cargos e secretarias.

? O partido liberou os filiados, mas deixou claro que o outro candidato não condiz com a nossa Convicção. Por entender que o seu programa de governo é diametralmente oposto ao que nós pensamos. estamos cada vez mais ampliando o apoio do PSDB ao senador. Acredito que a maioria do partido tem essa convicção ? disse o deputado.