Cotidiano

Otan relata pedidos de asilo por oficiais turcos após golpe fracassado

BRUXELAS ? O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte, Jens Stoltenberg, relatou nesta sexta-feira que oficiais turcos pediram asilo nos países onde trabalhavam após o golpe militar frustrado contra o governo de Ancara em 15 de julho. Após uma madrugada sangrenta, em que confrontos eclodiram pelo país enquanto insurgentes tentavam tomar o poder, a Turquia deu início a um expurgo que já atingiu dezenas de milhares de pessoas. Os principais alvos dos últimos meses foram militares, juízes, funcionários do governo, jornalistas, policiais e professores.

? É certo que alguns oficiais turcos que trabalham nas estruturs da Otan soliciataram asilo nos países onde trabalham ? indicou Stoltenberg, acrescentando que caberá a cada nação avaliar os pedidos de asilo.

O secretário-geral não ofereceu nomes, números ou motivos referentes às solicitações dos oficiais. A imprensa da Alemanha já relatou que militares turcos pediram asilo no país.

Desde a tentativa de derrubar o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, dezenas de milhares de pessoas foram suspensas de seus cargos ou presas por suspeitas de conexão com o clérigo Fethullah Gulen, a quem o governo turco acusa de liderar a intervenção fracassada. Ele vive na Pensilvânia, nos EUA, e nega qualquer envolvimento com a história.