Cotidiano

Otan ficou mais importante sem Reino Unido na UE, diz secretário-geral

2016 919478040-201606270821389041_AFP.jpg_20160627.jpgWASHINGTON ? O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Jens Stoltenberg, afirmou nesta segunda-feira que, sem o reino Unido na União Europeia (UE), aumenta a importância da organização militar do Ocidente. Stoltenberg conversou esta manhã com John Kerry, secretário de Estados dos Estados Unidos, e falaram sobre a próxima reunião do organismo, marcada para os dias 8 e 9 de julho na Polônia.

? Todos nós vamos querer uma Otan mais forte daqui para a frente e eu acredito que todos, incluindo os 22 países da União Europeia que fazem parte da Otan, sabem disso claramente ? disse Kerry, segundo divulgado pelo Departamento de Estado. ? E a participação do Reino Unido na Otan segue importante como sempre.

Stoltenberg afirmou que está ansioso para a reunião da Otan e lembrou que a decisão do Reino Unido amplia sua importância:

? Acredito que a Otan torna-se ainda mais importante como uma liderança para a cooperação entre a Europa e a América do Norte após a decisão do Reino Unido de deixar a União Europeia, e também na cooperação de defesa e de segurança entre os países europeus da Europa ? disse ele.